Curso de Agronomia de Frederico Westphalen recebe nota máxima no ENADE

O curso de Agronomia da UFSM/Cesnors, campus de Frederico Westphalen, recebeu nota máxima (5) na prova do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -, prova esta realizada pelos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso em 2010. Na oportunidade, 77 acadêmicos realizaram a prova, a qual apresentava questões de formação geral, questões de componentes específicos do curso e de percepção, totalizando 49 questões. O resultado fora divulgado nesta primeira quinzena de novembro de 2011. O Curso de Agronomia no campus de Frederico Westphalen obteve nota superior à nota do curso na sede, em Santa Maria.

Símbolo do curso de Agronomia.

O principal objetivo do ENADE é avaliar o nível de atualização dos acadêmicos com relação à realidade brasileira e mundial, destacando o desempenho dos acadêmicos com relação aos conteúdos programáticos curriculares dos cursos de graduação, juntamente com a avaliação da instituição. Assim, é realizada uma avaliação dos alunos no começo do curso e outra na conclusão. O Curso de Agronomia realizou a sua 1ª avaliação no ano de 2007, fechando o ciclo nesta avaliação de 2010.

“A prova não era tão simples, para quem estava iniciando o curso. Complicada é a melhor palavra para explica-lá”, destaca o acadêmico iniciante em 2010, Alexandre Elias De Marco Nicola.

Segundo o acadêmico concluinte em 2010, Sidinei Wolnei Weirich, “A prova era bem elaborada, com questões consideradas difíceis, mas com o embasamento que tivemos em sala de aula ao longo do curso tornou-se mais fácil para os concluintes, já que todos receberam a mesma prova”.

A acadêmica Fernanda Maria Haiduk, iniciante em 2010, relembra da pressão e responsabilidade de mais uma vez os acadêmicos realizarem a prova: “na 1ª prova do ENADE, feita em 2007, o curso conseguiu nota máxima, e isso gerava uma certa cobrança no sentido de ter que ir bem mais uma vez, e conseguimos, está aí para quem esperava a nota 5″.

“Além de todas as dificuldades, de todos os problemas decorrentes do pioneirismo da 1ª turma, essa nota é um reconhecimento do esforço dos acadêmicos e professores em deixar o nome da UFSM/Cesnors e do Curso da Agronomia em Frederico Westphalen como um curso de excelência”, desta o acadêmico concluinte em 2010, Carlos Busanello.

Para o professor e coordenador do Curso de Agronomia, Vanderlei Rodrigues de Silva, “a nota é reflexo da qualidade de ensino empregado no campus de Frederico Westphalen, é um reconhecimento do comprometimento dos professores e acadêmicos do curso”.

Os dados do ENADE integram a avaliação e o índice de desempenho do curso, que resultará em um conceito final, o qual também é um dos indicadores usados pelo MEC para ranquear as universidades brasileiras. O ranqueamento é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Maiores informações podem ser encontradas no endereço www.inep.gov.br e no portal.inep.gov.br/enade.

Adilvane Spezia / Da Hora