“E o coração lá”. Musicanto dá inicio à fase competitiva

Artistas consagrados do Musicanto emocionam o público com canções instrumentais. Foto: Kelin Ponciano.

Foi com a canção “No Sangue da Terra Nada Guarani”, interpretada por Berê e vencedora do 1º Musicanto Sul Americano de Nativismo, que deu-se a abertura oficial da 25ª edição do festival, na noite de sábado, dia 12. A canção foi escolhida como hino oficial do festival e embala os preparativos para cada edição, emocionando e levando às lagrimas quem ali se encontrava, independente de ser imprensa, público, organizadores ou músicos.

Foi exibido um vídeo contando toda a história dos 27 anos do festival, o que emocionou boa parte da platéia que prestigiava o evento, grande parte constituída de pessoas que fazem parte da história do festival ou espectadores assíduos das edições passadas.

O Musicanto é um festival de música nativista e latino-americana, democrático, que visa integrar culturas e revelar novos talentos da música.

Idealizado por Luiz Carlos Borges, o festival revelou grandes artistas como Lenine, vencedor da 10ª edição com a música “Candeeiro Encantado”, e já reuniu no palco talentos como Borghetinho e Yamandú Costa.

Emoção, alegria, nervosismo e a aura mágica que só o Musicanto proporciona deram o toque magnífico ao primeiro dia de apresentações das 25 músicas finalistas do festival, que foram escolhidas pelos jurados dentre as 904 canções inscritas para a competição.

Para Nelci Muñoz, da Comissão Organizadora, o Musicanto é emoção, é vida, e faz parte da história da cidade, sendo de suma importância para Santa Rosa e a região. “A América Latina é rica em cultura. Todos nós vivemos uma emoção muito grande, uma expectativa de que as pessoas vêem o trabalho em cima disso, e nosso município está vivendo o Musicanto. É muito emocionante, trabalhamos muito mas é recompensador. Temos a contribuição da comunidade, dos patrocinadores e das pessoas que se fazem presentes”, diz Nelci.

No palco, artistas consagrados da região apresentaram diversas canções instrumentais, passeando pelas edições passadas do festival e recordando momentos emocionantes.

Após as apresentações, a mesa de jurados foi composta por produtores, compositores e artistas sul-americanos que já passaram pelos palcos do Musicanto e têm grande reconhecimento nacional e internacional por seus trabalhos.

Em seguida, iniciaram-se as apresentações das canções finalistas. No sábado, 13 musicas foram apresentadas ao público:

01 LOS JINETES Milonga Uruguaiana e Porto Alegre-RS
02 ESQUENTANGO Instrumental – Tango Porto Alegre-RS