Mercados de Frederico Westphalen possuem poucas opções de produtos voltados especificamente para diabéticos

Hoje, dia 14 de novembro, é o dia mundial da diabetes, uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A diabetes é a doença que mais cresce no planeta: de acordo com uma pesquisa divulgada pela publicação científica The Lancet, existem aproximadamente 347 milhões de diabéticos no mundo.

Existem três tipos de diabetes. A diabetes tipo A ocorre quando o corpo produz pouca ou nenhuma insulina, e por isto são necessárias injeções diárias dela. Já a tipo B é a mais comum, e ocorre porque o corpo não responde bem à insulina – geralmente acontece em adultos obesos. E o terceiro tipo é a diabetes gestacional, devido à alta quantidade de glicose no sangue da gestante. Além desses casos, ainda há a hipoglicemia com hiperinsulinismo, em que o organismo das pessoas produz insulina em excesso.

Como vimos, a principal característica dessas doenças é que o organismo não reage bem ao açúcar. Então procuramos saber como é a vida dos diabéticos na cidade de Frederico Westphalen, e se os mercados estão propícios para recebê-los. Segundo a diabética Margarida Faccuo, “conseguimos conviver bem com esta doença, pois hoje em dia é muito mais fácil encontrar produtos para os diabéticos.”

Mas fomos aos mercados e percebemos que em alguns, como a Cotrifred e o mercado Sorriso, a realidade não é exatamente essa: nestes estabelecimentos, há pouquíssimos produtos para diabéticos. Fernando Zanchet, dono do mercado Sorriso, falou que o problema é que o diferencial do mercado é o preço, atendendo em geral pessoas de classe D e E, que não possuem dinheiro para comprar estes produtos, pois são mais caros. Já Lorenzo Carlos Cerutti, gerente de vendas do mercado Cotrifred, afirmou que estes produtos não eram muito vendidos quando o mercado os possuía.

Já no mercado Riboli, encontramos uma boa variedade destes produtos, pois segundo Julio Cesar Riboli Junior, sócio-proprietário, o mercado sempre tenta possuir uma quantidade menor e uma variedade maior destes produtos, para que os diabéticos tenham uma ampla variedade de escolha.

Daniela Streck / Da Hora

About Agência Da Hora