Acadêmicos reúnem-se para planejar o II ERA SUL

Acadêmicos no Seminário de Construção do II ERA Sul, em Frederico Westphalen. Foto: Adilvane Spezia.

Nestes dias 13, 14 e 15 de novembro de 2011, reuniram-se em Frederico Westphalen, nas dependências do Colégio Agrícola (CAFW), representantes da FEAB – Federação dos Estudantes da Agronomia do Brasil, ABEEF – Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal, bem como o Movimento Estudantil e Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA. A reunião se deu com o propósito de planejar a construção do II Encontro Regional de Agroecologia dos três Estados do Sul do país – II ERA SUL. O Seminário de Construção do ERA contou com a presença de acadêmicos de diversos cursos e escolas da Região Sul.

O II ERA Sul será realizado no mês de abril de 2012, porém começou a ganhar forma neste feriado. Durante o Seminário de Construção do evento, a temática proposta ficará em torno da Agroecologia como ciência, com painéis principais, oficinas e vivências, a serem efetuadas na região, complementando-se com uma Feira Agroecológica e a gravação do Programa Vida do Sul, transmitido pela TV Aparecida. A comissão organizadora espera receber aproximadamente 300 pessoas, contemplando acadêmicos, professores, camponeses, agricultores e sociedade civil.

Para o acadêmico da UFPR, Bruno Ruano, “a realização do Seminário de Construção permite um maior acúmulo sobre o tema definido para o II ERA SUL, permitindo que o evento seja planejado e organizado com antecedência”.

“O ERA tem como objetivo trazer o tema da Agroecologia e ajudar a debatê-lo, pois é muito importante e deve estar na pauta das Universidades, onde não é contemplado, daí a necessidade de compreendê-lo melhor”, argumentou o acadêmico Felipe Costa, da UFSM (campus-sede), que destaca a importância da participação de todos nesta construção.

Segundo Pablo Cocco Rodrigues, acadêmico da UFSM/Cesnors, “o II ERA Sul é um evento construído para todas as pessoas que se interessam em conhecer e aprender mais sobre o tema da Agroecologia”.

Várias são as escolas que estão apoiando a realização do II ERA Sul: estudantes da UNIPAMPA, UFSM e Cesnors, UFPR, UDESC (campus de Lages) e UFFS. “Quanto mais pessoas puderem participar, melhor. A participação será de grande importância, pois assim poderemos construir um grande evento, com bons debates”, conclui a acadêmica da UFSM/Cesnors Monique Andressa Longhi.

Adilvane Spezia / Da Hora