Foi aprovada hoje, por volta das 18 horas e 30 minutos, com 65 votos a favor e apenas 7 votos contra, a PEC 33, mais conhecida como PEC do Diploma, que restitui a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
O Senado Federal aprovou a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) após vários discursos acalorados dos senadores presentes na Sessão.
Dentre os depoimentos a favor, destacaram-se a senadora Ana Amélia Lemos, jornalista por formação, e o senador Magno Malta, que defenderam os estudantes de jornalismo que buscam na academia a formação ética tão necessária na profissão.
Já o senador Fernando Collor não poupou xingamentos e baixaria ao bradar que jornalista formado na faculdade sai ignorante e não sabe lidar com a sociedade em que vive.
A PEC 33 foi aprovada e vai para votação em segundo turno, com data ainda a ser divulgada, e, se aprovada nesta fase, passa para análise da Câmara, para então ser validada.
Jornalistas, não desistamos, a luta está dando resultados, agora é hora de nos unirmos em defesa da profissão. Estamos a 2 passos do final feliz.
Kelin Ponciano / Da Hora
Deixe um comentário