Situação das Casas do Estudante do Cesnors está regularizada

Com a visita dos representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), os moradores da Casa do Estudante III e IV já estão em situação regular. O chefe do setor de bolsas, Luís Carlos Mortari, e o Pró-Reitor adjunto, Ubiratan Tupinambá da Costa, estiveram reunidos com técnicos do NAP e beneficiados do auxílio moradia, no Cesnors (campus Frederico Westphalen), para regularizar a situação de ocupação da Casa do Estudante. A Casa do Estudante do campus de Palmeira das Missões, também foi regularizada e alguns alunos já estão morando lá.

Juliete Maria Frighetto, estudante de Agronomia e nova moradora da CEU IV, assinando o termo de recebimento da estrutura.

Durante a reunião, os alunos expuseram suas justificativas de ocupação da casa, que entre as principais, está a renovação de contratos com as imobiliárias nesta época do ano. No dia da ocupação, os estudantes já estavam levando seus pertences para a casa e também neste mesmo dia foi feito o sorteio dos quartos para cada dupla (que foram definidas por afinidade). Estas questões foram mantidas pela PRAE e NAP e também a definição de dois representantes da CEU IV, Juliete Maria Frighetto e Vinícius Barth, e mais um técnico do Cesnors (que ainda não foi escolhido), que irão representar a casa nas futuras reuniões com a PRAE.

Por uma determinação do Ministério Público Federal, uma mudança foi feita na resolução da Casa do Estudante da UFSM: a gestão das casas (constituída pelos moradores) terá que ter acompanhamento de um técnico administrativo da universidade na tomada de decisões referentes ao fluxo de moradores das casas. Nas casas do Cesnors, ainda não foi decidido quem fará este acompanhamento.

Algumas decisões não puderam ser tomadas durante a reunião, por esta ter acontecido num período em que os alunos já estavam saindo de férias. Assuntos como a regimento interno da casa e questões de segurança, limpeza, internet, entre outras, serão discutidas no próximo semestre. Adilvane Spezia, estudante de Jornalismo e moradora da CEU IV, disse que os moradores irão apontar em uma lista aquilo que ainda se faz necessário para que a casa do estudante tenha uma boa estrutura para atender os alunos.

Quanto ao patrimônio, os moradores que pegaram suas chaves já assinaram um termo de recebimento da estrutura. Durante as férias, de acordo com Mortari, apenas poderá ficar nas Casas quem estiver ligado a projetos ou estágios e comprove, através de um documento, a necessidade de ficar na universidade durante este período.

 

Isabella de Moura / Da Hora

About Agência Da Hora