
Reitor Felipe Martins Müller discursa ladeado por Rafael Lazzari, Genésio Mário da Rosa e Rogério Fôlha Bermudes. Foto: Alessandra Weiler.
Às 19h30 desta quarta-feira, 25 de janeiro, no Auditório do CAFW, teve início a cerimônia na qual os professores Genésio Mário da Rosa e Rafael Lazzari foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretor do CESNORS. Juntamente com Genésio e Rafael, compuseram a mesa principal o reitor da UFSM, Felipe Martins Müller, o então vice-diretor do CESNORS, Rogério Fôlha Bermudes, e o administrador José Adroaldo Parzianello, Pró-Reitor substituto de Recursos Humanos. Na plateia, estiveram presentes outros membros de Pró-Reitorias da UFSM, representantes das prefeituras de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e outros municípios da região do Médio Alto Uruguai, além de professores, funcionários e acadêmicos do CESNORS e do CAFW.
Após a abertura do evento e da execução do Hino Nacional, o pró-reitor José Adroaldo Parzianello procedeu à leitura do termo de posse do diretor Genésio Mário da Rosa, em caderno entregue na sequência ao secretário geral de gabinete João Pillar Pacheco de Campos, que encaminhou o mesmo para as assinaturas do reitor Felipe Müller e do diretor empossado. O mesmo procedimento foi realizado a seguir para o vice-diretor Rafael Lazzari.

Vice-diretor Rafael Lazzari assina termo de posse sob os olhares do diretor reempossado Genésio Mário da Rosa. Foto: Alessandra Weiler.
Concretizada a posse de ambos, o evento prosseguiu com discurso de Genésio, que apresentou dados estatísticos sobre a evolução do CESNORS desde sua fundação, em outubro de 2006, relembrou momentos de alegria e dificuldades em suas gestões anteriores (2006-2007, como diretor pró-tempore, e 2008-2011), e agradeceu a familiares, amigos e colegas. Também saudou a parceria anterior com o vice-diretor Rogério Bermudes, a parceria que está por vir com o vice-diretor empossado Rafael Lazzari, e a parceria de longa data com o reitor Felipe Müller. O diretor reeleito destacou, ainda, a recente aprovação do projeto do Hospital Público Regional, chamando a atenção para o fato de que, assim como o CESNORS, o HPR também terá a dupla sede de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Após, foi a vez do discurso do reitor Felipe Müller, que saudou o trabalho realizado por Genésio e Rogério na gestão anterior da Direção de Centro, dirigiu-se a Rafael enaltecendo o surgimento de novas lideranças, e destacou o secretário geral do Gabinete do Reitor, João Pillar Pacheco de Campos, que assumiu o cargo em dezembro de 2011, após o falecimento por enfarte de João Manoel Espina Rosses, “que nos deixou de uma maneira trágica mas como ele gostava, no seu gabinete e trabalhando”, conforme ressaltou Felipe. O discurso do reitor contou com outros dois momentos marcantes. Primeiro, quando ele pediu ao representante da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, secretário Lídio Pedro Signori, para dar um recado ao prefeito José Alberto Panosso. “Diga que não precisa trabalhar só quando eu venho. Está ficando bonito o calçamento, mas pode trabalhar também quando eu não estou aqui. Mande um abraço pro Panosso, de coração. E leve a brincadeira – séria – pra ele, desse jeito”, sublinhou. Depois, ao afirmar que a imprensa local aborda apenas os aspectos negativos referentes ao CESNORS, deixando de lado os acontecimentos positivos. “Imprensa é um negócio cruel – e aqui tem um curso de Jornalismo – e, por mais que se diga que tem que ter uma imprensa imparcial, esta imprensa [local] é parcial”, através da qual, segundo ele, “nós acabamos conhecendo só os lados ruins da história”. “Mas quem está na gestão conhece muito mais o lado bom da história”, disse.
Por fim, a cerimônia de posse contou ainda a apresentação musical de Tiane Tambara, nutricionista do campus de Palmeira das Missões, cantando à capella “Como Nossos Pais”, composição de Belchior. Após o encerramento do evento, foi servido um coquetel ali mesmo, no Auditório do CAFW.
Da Hora
Deixe um comentário