É chegada a hora do ingresso na Universidade, e para que esta seja ainda mais marcante a Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF, a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB, os Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Comunicação Social – Hab. Jornalismo e dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia para Sistemas de Internet, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes da UFSM, estão preparando a Calourada 2012. Que acontecerá nos dias 05, 06, 07 e 08 de março de 2012, nas dependências do CESNORS – Centro de Educação Superior Norte-RS, campus de Frederico Westphalen, e no CAFW – Colégio Agrícola de Frederico Westphalen.
A calourada é um evento tradicional em instituições de ensino no Brasil. A prática existe geralmente em Universidades, porém, pode ocorrer em escolas de Ensino Médio, quando para ingressar nestas é necessário ser aprovado em um processo seletivo. A calourada consiste na aplicação de um recepção por parte dos veteranos para com os calouros. Tudo de forma educativa, bem diferente da postura agressiva e repressora dos conhecidos “trotes”, que até não muito tempo atrás eram muito frequentes em outras instituições de ensino superior. A calourada costuma ocorrer nos primeiros dias do ano letivo, e pode durar de um dia até uma semana ou mais.
A Calourada ou Semana de Integração, como também é conhecida, preparada pelos veteranos do CESNORS/FW, tem como objetivo proporcionar a integração dos calouros com a categoria estudantil e com a estrutura da Universidade, além de inserir os estudantes em discussões sociais, através de visitas e palestras, mostrando o funcionamento da universidade aos ingressantes. Também busca aproximar e integrar os calouros entre si, com a comunidade universitária e com a realidade da região onde está inserido o curso. Possibilita assim o contato com a comunidade regional, a fim de reafirmar que a graduação e a formação nos diversos cursos não se limitam apenas às aulas em si, mas sim extrapola os limites das salas e atinge à comunidade.
A programação da semana será contemplada com: apresentações de como funciona o Beneficio Sócio-Econômico; histórico do CESNORS/UFSM e dos Cursos contada também pelos estudantes; uma caminhada de apresentação da Universidade; exposição e debate dos temas “O Movimento Estudantil em Toda a UFSM: Estudante, Junte Tua Voz à Nossa”, “Universidade e Sociedade: o Papel da Nossa Formação Profissional” e “A Questão do Gênero e Igualdade de Direitos na Universidade”; apresentação de Frederico Westphalen; exibição cultural da CUFA/FW – Central Única das Favelas e debate sobre as Ações Afirmativas; jogos de integração entre calouros e veteranos; espaço da Arte e da Cultura; e, para fechar as atividades, será realizada a Festa da Calourada.
Adilvane Spezia / Da Hora
Deixe um comentário