A partir do inicio do ano letivo de 2012 a música passa a ser conteúdo obrigatório em todas as escolas brasileiras, criando expectativas e barreiras a serem superadas
Em tese, 2012 é o ano em que todas as escolas brasileiras, do ensino particular ao ensino público, devem “musicar”. Mas colocar o ensino da música no tom certo significa superar os desafios que a lei Nº 11.769, sancionada pelo ex-presidente Lula em 2008, colocou na grade curricular das escolas brasileiras ao tornar a música conteúdo obrigatório. Entre os maiores desafios que a nova lei implica, há a qualificação dos profissionais que lecionarão o conteúdo e também a criação de meios para que o mesmo possa ter um ensino qualificado. Em contrapartida, a volta da música aos bancos escolares como componente curricular e de aprendizado se mostra válida quanto enriquecimento cultural dos atuais estudantes.
Aprovada em 18/08/2008, todas as instituições escolares do país teriam três anos para se adaptarem a nova lei, prevendo assim, que a música deveria ser implantada como conteúdo curricular em 2011. Mas devido a uma série de barreiras encontradas na educação básica, a aplicação da lei foi adiada para o início deste ano.
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Dieison Marconi / Da Hora
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