Era a tarde do reencontro entre a torcida e o Leão da Colina. O cenário estava muito bem montado pelos cerca de 4500 torcedores frederiquenses que se faziam presentes no estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen. Enfim, estava tudo pronto para o União Frederiquense, embalado pelo coro de sua torcida, fazer sua estreia na Divisão de Acesso do futebol gaúcho. Mas tinha o Esporte Clube Passo Fundo pela frente. Pois o galo da serra veio a Frederico Westphalen disposto a estragar a festa dos donos da casa e levar os 3 pontos na bagagem. E foi num contexto de jogo, típico do futebol gaúcho, que o tricolor frederiquense, mesmo não rendendo tudo aquilo que se esperava, estreou com vitória na competição despachando o time da terra do saudoso Teixeirinha pelo escore de 2 a 1.
A equipe passofundense comandada pelo bom técnico Ricardo Attolini, que tinha em Barão, lateral direito experiente com passagem pelo Internacional de Porto Alegre, sua principal arma ofensiva, começou mostrando que não estava para brincadeira, e mesmo jogando fora de seus domínios, não se intimidou com os donos da casa. Desde o início o Passo Fundo igualou a partida nos quesitos posse de bola e volume de jogo. Igualdade essa que durou até os 26 minutos da primeira etapa, onde foi solicitada a primeira parada técnica pelo árbitro da partida, Tiago Rodrigues, para a hidratação dos atletas. Na volta, o que se viu foi um União mais acuado, e num momento do jogo em que o Passo Fundo levava ligeira vantagem e pressionava os donos da casa, Ítalo cobrando falta, aos 31 minutos, abre o marcador para o União, assim tranquilizando o jogo a favor dos frederiquenses. A partir do gol a equipe da casa cresce, e logo em seguida aos 34 minutos, Castiano faz bela jogada pela esquerda e serve Tiago Matos que de cara para o gol vazio chuta mascado e perde um gol incrível. E foi nesse panorama de jogo, onde os donos da casa tinham mais presença ofensiva, que o primeiro tempo se encerra.

O camisa 9 do União, Fernando Sá, encontrou dificuldades contra a defensiva do Passo Fundo. Foto: Renata Camargo
Já na segunda etapa, logo aos 4 minutos, Fernandinho invade a área e é derrubado por Marquinhos. O juiz, muito próximo do lance marca pênalti para os passofundenses. O camisa 9 Guto chama a responsabilidade pra si, bate e converte, igualando o escore, jogando um balde de água fria na torcida frederiquense. A partir do gol de empate, os visitantes passaram a jogar no contra-ataque, o que fazia com que o União tivesse mais posse de bola e presença ofensiva, mas mesmo assim quem levava mais perigo para o gol adversário era os visitantes. Aos 20 minutos, o União ensaiou uma reação, onde Adilson livre dentro da grande área recebe belo lançamento e perde o gol cara a cara com o goleiro. Aos 27 minutos, também da etapa complementar, Murilo que entrará na vaga de Fernando Sá, de atuação discreta, faz boa jogada pela esquerda invade a área e só para na belíssima defesa do arqueiro do Passo Fundo, Souza. Nesse momento o União já era superior aos passofundenses. Mas foi no apagar das luzes quando o jogo se encaminhava para um empate, aos 44 minutos da etapa complementar, Castiano em uma de suas poucas investidas ao ataque no segundo tempo, faz boa jogada pela esquerda e da o gol para Gabriel, que dominou, girou e empurrou para o fundo da rede. Após o gol, o jogo toma ares dramáticos até o seu termino aos 48 minutos. Final no Vermelhão da Colina, União Frederiquense 2 Passo Fundo 1.
A vitória na estreia deixa o Leão da Colina entre os líderes da chave 2 da Divisão Intermediária do futebol gaúcho. O União volta a campo na próxima quarta-feira, 8, às 20h, em Santa Rosa, onde enfrenta a equipe do Juventus.
Lucas Michelon / Web Rádio Da Hora
OUÇA OS GOLS da partida na transmissão da Rádio Da Hora.
Veja os Gols da partida
FICHA TÉCNICA:
União Frederiquense: Gilberto, Tiago, Jésum, André Gaúcho, Marquinhos, Castiano, Douglas Rinaldi, Ítalo (Gabriel), Adilson (Piccinini), Fernando Sá (Murilo) e Tiago Matos.
Técnico: Rodrigo Bandeira.
Passo Fundo: Souza, Barão, Bergamim, Glauber, Marcos, Diego, Gil (Mario), Fernandinho ( Fabian Dinis), Diego Miranda (Alagoano), Guto e Da Silva.
Técnico: Ricardo Attolini
Gols: Ítalo aos 31min da primeira etapa e Gabriel aos 44min da etapa complementar para o União. Guto aos 4min do segundo tempo para o Passo Fundo.
Amarelos União: André Gaúcho, Marquinhos, Castiano e Murilo.
Amarelos Passo Fundo: Barão e Glauber.
Árbitro: Tiago Rodrigues
Assistente 1: Vagner Mauricio da Luz
Assistente 2: Nicolas Fernando das Almas
Deixe um comentário