Chega ao fim Semana de Integração da Calourada com avaliação positiva

Integração esportiva entre calouros e veteranos nesta 5ª feira durante a Semana de Integração da Calourada. Foto: Fábio Pelinson.

Nos dias 05, 06, 07 e 08 de março de 2012, realizou-se nas dependências do Centro de Educação Superior Norte-RS – CESNORS/UFSM a Semana de Integração da Calourada dos Cursos de Engenharia Florestal, Comunicação Social – Hab. Jornalismo, Curso Superior de Tecnologia em Alimentos e Curso Superior de Tecnologia para Sistemas de Internet. “Construída pelos DAs destes cursos e Diretório Central dos Estudantes (DCE) que entram nesse primeiro semestre do ano”, afirma Monique Longhi, comissão organizadora, acadêmica e representante do Diretório Acadêmico da Engenharia Florestal. “O evento vem sendo construído desde o final do ano passado, para que desse tudo certo, com palestrantes e com aquilo que a gente trabalhou durante essa semana”, conclui ela.

O evento tem como objetivo proporcionar a integração dos calouros com a categoria estudantil e com a estrutura da Universidade, além de inserir o estudante em discussões sociais dos cursos através de visitas e palestras mostrando o funcionamento da universidade aos ingressantes. Objetiva aproximar e integrar os calouros entre si, com a comunidade universitária e com a realidade da região onde está inserido o curso. Além disso, possibilita o contato com o a comunidade regional, a fim de reafirmar que a graduação e/ou a formação nos variados cursos não se limita apenas às salas de aula, mas sim extrapola os limites das salas e atinge a comunidade.

Mesmo com pouca participação, os jogos proporcionaram bons risos. Foto: Fábio Pelinson

A Comissão Organizadora apresenta a Universidade para os calouros, pois os ingressantes entram com uma visão insuficiente acerca do funcionamento da vida acadêmica. Com este trabalho, acreditamos que os ingressantes ficarão mais familiarizados com a organização das atividades e os processos internos da Universidade. O que aconteceu durante as atividades foram palestras apresentando ao acadêmico a estrutura universitária (biblioteca, laboratórios, salas de aula, projetos de pesquisa, bolsas e histórico do CESNORS).

Para Marcos Lazzaretti, representante do DCE, “a avaliação é positiva, pois os calouros participaram e se integraram nas discussões, não ficaram só assistindo. Na quinta-feira (último dia de atividades), poucos acadêmicos participaram dos jogos de integração, o que prejudicou, mas no geral a semana foi muito boa, nos demais dias a grande maioria participou”.

“A calourada foi importante pra saber as dificuldades que a universidade enfrenta, mas também mostrando o lado bom dela e de seus cursos. O evento foi bem acolhedor, quem não veio perdeu a oportunidade de se divertir junto com os veteranos e de se integrar”, afirma Eder Campos Lopes, calouro de Fortaleza dos Valos, Rio Grande do Sul.

 

Adilvane Spezia e Andreia Primaz Eckhardt / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora