Na última quinta-feira, 15, alunos da UFSM- campus Frederico Westphalen participaram do VI Curso de Capacitação e Difusão de Tecnologia na Cultura da Canola, em Passo Fundo, na EMRAPA Trigo. Inscreveram-se no evento 44 estudantes, em sua maioria do curso de Agronomia, sob a organização do Grupo PET Agronomia de Frederico Westphalen, em parceria com a empresa BSBIOS.
Plano de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Canola, Plano de Ação para Obtenção de Registros de Defensivos para Uso em Canola, Mercado, Tecnologia de Semeadura e Adubação da Canola foram alguns dos temas tratados no evento, que contou com diversos profissionais da área, como pesquisadores, técnicos, produtores, entre outros. O evento teve por intuito alavancar e difundir técnicas de manejo para a cultura da canola oleaginosa, que atualmente está emergindo como uma alternativa rentável para cultivo de inverno. Segundo a estudante de Agronomia Juliete Maria Frighetto, a cultura tem muito a crescer e ganhar campo no mercado. “Existem diversos problemas que estão impedindo que o cultivo da canola seja difundido mais rapidamente, como a baixa produtividade, dificuldades da colheita, deficiência em tecnologias, pesquisas, além de não ter nenhum agroquímico registrado para a cultura no Brasil”, relata.
Fizeram-se presentes diversas empresas do ramo de fertilizantes, produção de oléo e de combustíveis, assitência técnica, orgãos de pesquisa, Emater, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de produtores de canola.
Alessandra Weiler / Da Hora


Deixe um comentário