Frederico Westphalen tem pista de skate prevista para daqui a cinco meses

Alguns dos skatistas frederiquenses. Foto: Alan Silveira Santos.

Devido à necessidade de um local específico para os jovens frederiquenses praticarem o esporte, a prefeitura construirá ao lado do Posto de Saúde, no Centro da cidade, um espaço para a pista de skate. Segundo o secretário de Esportes de Frederico Westphalen, Clênio Milani, a pista terá o mesmo modelo que a da cidade de Sarandi. A estimativa é de que fique pronta em cinco meses, sob a responsabilidade do engenheiro Fabio Vanzin.

Para Milani, a pista de skate para Frederico Westphalen só tem a contribuir, pois crianças e jovens se dedicarão ao esporte e, assim, ficarão longe das drogas e também correm menos perigo de sofrerem acidentes, tendo em vista que são mais vulneráveis por praticarem o esporte nas ruas, em meio ao trânsito. Além disso, também irão se envolver com competições de skate e atividades realizadas pela Central Única das Favelas de FW (CUFA-FW), conforme afirma o secretário.

A luta por um espaço para os skatistas em Frederico Westphalen já dura anos. Muitos jovens lutaram por ela, indo à Câmara de Vereadores em busca de apoio para sua construção. Praticante do esporte, Lucas Filipiaki espera que desta vez o projeto realmente seja colocado em prática, pois, assim, o esforço terá valido a pena. Ele acredita que esta é uma grande iniciativa do Executivo, pelo fato de poder proporcionar um espaço de lazer para as crianças mais novas, podendo até ser que algumas tenham interesse e um futuro no esporte.

O skate

O skate surgiu na Califórnia por meio dos surfistas, no início da década de 1960, na cidade de Los Angeles, em uma época de marés baixas e seca na região. A intenção era fazer das pranchas um divertimento também nas ruas. Skate (pronuncia-se skêit), inventado na Califórnia, consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados “trucks”.

O skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados. Em 1965 surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só foi reconhecido uma década depois.

No filme “The Lords Of Dogtown, Z-Boys e Vida sobre rodas”, é possível conhecer um pouco mais sobre a história do skate. Um livro que conta a história do skate no Brasil é “A Onda Dura”.

 

Sheila Wiroski / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora