Festival de música “Pira Rural” agita região Centro-Serra do Estado

Aconteceu no último final de semana, dias 6, 7 e 8 de abril, o Festival de música Pira Rural. Realizado na cidade de Ibarama, que fica a 252 km da capital gaúcha, o festival é voltado para a valorização da natureza, a expansão da criatividade e a interação com o meio rural, contando com trilhas, oficinas e a Rádio Camarim. O palco dos shows musicais que alimentaram a animação dos três dias de integração foi o Camping da Cascata que, dotado de duas cascatas e muito verde, possui uma paisagem admirável.

Criatividade, prática e artes circenses. Foto: Danusa Lazzari

Com esse clima totalmente rural, a decoração foi representada por objetos da lida do campo, como arados. A culinária, por sua vez, foi um ponto bastante elogiado já que o cardápio apresentava várias opções como pastéis, sanduíches e rapadura. Também havia um toque bem caseiro nos comes, como caldo de feijão, caldo de batata e pão com molho. Vegetarianos e veganos não foram esquecidos, uma vez que pratos eram especialmente preparados para essa filosofia. Vale lembrar que todos os alimentos tinham um valor bastante acessível, exatamente como as bebidas que incluíam água, refrigerante e cerveja. O diferencial das bebidas ficou com a “Butique da Cana”, contendo cachaça de alambique, graspa, absinto e vinho, o que foi importante para amenizar o frio do feriadão de páscoa.

Todos os quitutes foram preparados pela organização do evento e voluntários, tudo para que os visitantes das mais de cinco excursões de Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul e Porto Alegre, mais o público “avulso”, fossem bem tratados e alimentados.

Um debate cultural também aconteceu durante o evento. O diretor do Instituto Estadual de Música, Santiago Neto, acrescentou sua experiência no debate que visava discutir ações e iniciativas que pudessem contribuir para o desenvolvimento na música, como o assessoramento técnico partir das diretorias da Secretaria de Estado da Cultura, auxílio em projetos e incentivos em geral.

Banda Xispa Divina apresentou-se no festival. Foto: Danusa Lazzari

No palco chamado de Ricas Abóboras, apresentaram-se 20 bandas de 10 cidades diferentes. Também na parte da música e da interação, a Rádio Camarim foi criada para a comunicação, com avisos e lembretes, mais discotecagem de vinil.

Eventos como este, representam uma grande iniciativa cultural. Mostrando em três dias que atividades diversas serviram para um engrandecimento sociocultural dos presentes e provando que a paz e a preservação do natural, mescladas com a música, ainda são temas de festa. Uma boa opção para quem quer se desvincular do meio urbano e apreciar o natural.

 

Rafael Franceschet / DaHora

 

 

About Agência Da Hora