A partida realizada ontem, 11, no estádio Vermelhão da Colina, teve todos os elementos que uma partida de campeonato gaúcho deve ter: campo molhado, atuação confusa da arbitragem e gols de bola parada. Todos esses elementos, fizeram parte da grande vitória do União Frederiquense por 2×1 contra a equipe do S.E.R Santo Ângelo.
Primeiro tempo de gols e domínio total da equipe frederiquense
O União entrou em campo com o objetivo de garantir a liderança da chave e com isso se aproximar mais ainda da classificação a próxima fase. Por isso a equipe frederiquense, logo no início da partida, foi quem tomou a iniciativa do jogo. Sempre pelo lado direito de ataque, o União assustava a equipe de Santo Ângelo. E o gol não tardou muito a sair, após cobrança de escanteio de Ítalo no lado direito, Ismael Gaúcho cabeceou e colocou a bola no fundo das redes. Era o que a torcida precisava para entrar no jogo com a equipe da casa.
Assustado com o gol precoce, a equipe visitante se limitava a bater boca com a arbitragem e a arriscar chutes de fora da área. Porém, a tarde era do goleiro Gilberto, um dos grandes nomes da partida. Acuado com ímpeto ofensivo do União, a equipe de Santo Ângelo, arriscava suas jogadas pelo lado direito com o lateral Leandrinho. Em uma dessas investidas, a equipe teve um gol anulado corretamente pelo árbitro assistente.
Com um sistema defensivo funcionando de maneira impecável, comandado pelo capitão Jésum, o União não correria riscos de gol, logo se preocupava somente em ampliar a vantagem para tentar garantir o resultado. Foi então que Douglas Rinaldi, ampliou para a equipe da casa, após cobrança de falta de Piccinini, a bola sobrou em um bate rebate na área, até Rinaldi aparecer e empurrar para o fundo das redes do goleiro Márcio. Era o que o União precisava para controlar o jogo até o fim do primeiro tempo.
Segundo tempo com expulsão, drama e erros de arbitragem
Na volta ao segundo tempo, restava a equipe de Santo Ângelo, vir para cima tentar reverter a desvantagem construída na etapa anterior. Porém foi o União que mais uma vez voltou melhor. Aos 5 minutos, Ismael Gaúcho fugiu livre pela ponta direita, e ao tentar um cruzamento acertou o travessão do goleiro Márcio. Mas foi a partir daí que outra pessoa começou a tomar a atenção do jogo.
Aos 8 minutos, o jogador Gabriel recebeu o segundo cartão amarelo por falta no meio campo e foi expulso. O lance gerou reclamações por parte dos jogadores do União, que reclamavam da falta de critério do árbitro Charles Martins. Bom para o Santo Ângelo, que aproveitou a superioridade numérica e partiu para cima do União.
A torcida começava a ficar apreensiva nas arquibancadas, o União se limitava a se defender e investir em contra-ataques puxados por Gilian e Ismael Gaúcho. Já o Santo Ângelo, começou a pressionar, e teve duas oportunidades claras de gol, desperdiçados com o lateral esquerdo Sander. O torcedor pediu o atacante Murilo e foi prontamente atendido pelo técnico Rodrigo Bandeira, que tirou o ovacionado Ismael Gaúcho. Porém, a substituição não surtiu efeito, Murilo não conseguia repetir a velocidade de jogos anteriores, deixando a carga ofensiva somente com o atacante Gilian.
O União segurava o resultado da maneira que conseguia, o capitão Jésum, havia se tornado uma “muralha” tão grande quanto o goleiro Gilberto na defesa da equipe frederiquense. O Santo Ângelo não encontrava espaços para penetrar a defesa adversária, até que aos 38 minutos, o atacante Sharlei na entrada da área acerta um chute que tinha como endereço certo o ângulo do goleiro Gilberto, que praticou uma sensacional defesa ao espalmar ela para o travessão, porém, no rebote Paulinho sofreu um pênalti duvidoso que gerou reclamações e polêmica por parte dos jogadores do União. Na cobrança, Sharlei descontou para a equipe visitante.
Os últimos minutos foram de apreensão para a equipe frederiquense, que pedia ao árbitro o fim do jogo. O S.E.R Santo Ângelo, ainda acreditava em um empate, porém não teve forças o suficiente para penetrar a defesa da equipe da casa.
O União agora, segue líder da chave 2, com 22 pontos. Sua próxima partida será em Vacaria, contra a equipe do Glória, no domingo,15, a partir das 20 horas.
Guilherme Tavares / Da Hora
Deixe um comentário