Fita descerrada: aberta oficialmente a maior vitrine do Médio Alto Uruguai

Descerramento da fita. Foto: Cristiane Luza

Centenas de pessoas acompanharam na tarde desta sexta-feira, 27 de abril, o descerramento da fita que representou a abertura oficial da Expofred 2012. A 17ª edição da maior vitrine do Médio Alto Uruguai ocorre até o dia 1º de maio e promete ser a ocasião certa para os expositores – que estão divididos em 400 estandes estruturados no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella – fazerem grandes negócios na “praça de vendas” localizada às margens da Rodovia Leonel de Moura Brizola.

Além de lideranças políticas da região, bem como deputados estaduais e federais, marcaram presença na solenidade o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, e o ministro da Agricultura, Jorge Mendes Ribeiro Filho.

Pronunciamento do vice-governador. Foto: Cristiane Luza

Em seu pronunciamento, o vice-governador, que esteve representando o governador Tarso Genro durante a cerimônia, enfatizou a importância da exposição-feira: “A Expofred se constitui num momento em que esta região pode discutir os rumos de seu desenvolvimento e demonstrar um pouco daquilo que produz”. Além disso, Grill explanou sobre as políticas públicas que estão sendo construídas com vistas a alavancar o crescimento do Estado, entre elas o Plano Safra – o qual começará a ser anunciado na próxima semana – e um plano de irrigação – que prevê desde a construção de barragens até a abertura de açudes e a aquisição de equipamentos para os produtores gaúchos -, indispensável, conforme ele, para o “bom manejo de nossas águas”. “Vimos nesse verão os prejuízos que a estiagem acarretou para o Estado. No ano passado, o período de poucas chuvas foi mais forte na metade Sul, mas neste ano, nas regiões Noroeste e Norte. Porém, estamos atentos e procurando caminhos para minimizar os efeitos das variações do clima em nossa produção”, afirmou.

Já o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, falou sobre as pretensões do governo federal ante os problemas enfrentados pelos moradores do campo: “Queremos, sim, olhar para os problemas que nosso agricultor possui, não por culpa deles, mas por nossa deficiência. Enquanto enfrentamos uma seca como essa, vemos nosso produtor querendo continuar a trabalhar. Nós realmente temos de dizer ‘muito obrigado’ a este homem que é o responsável por toda a cadeia produtiva, aquele que é a mola propulsora do desenvolvimento do nosso País”.

Ministro da agricultura. Foto: Cristiane Luza            De acordo com o ministro, o mundo está mudando em função do clima, por isso é preciso galgar para a inovação com novas estratégias de enfrentamento às variações climáticas. “Não podemos trazer milho do Centro-Oeste a preço de ouro com nossos produtores sofrendo. Depois, as agroindústrias vão embora e não se sabe por quê. É necessário enfrentar questões paradas no tempo e fazer com que nosso produtor tenha expectativa e esperança no amanhã”, salientou.

Por sua vez, o presidente da Expofred 2012, Francisco Quatrin, deu boas-vindas ao público e agradeceu o apoio recebido durante a preparação do evento. “Somos um grupo, que está fazendo uma feira – focada no agronegócio – para mostrar Frederico Westphalen para o Brasil. Uma cidade bonita, pequena, mas com grande potencial de crescimento”, complementou.

Antes do show do cantor Michel Teló, muitos visitantes já movimentavam o parque fazendo compras e passeando pelos pavilhões da feira. Neste sábado, a principal atração será o cantor Luan Santana.

 

Cristiane Luza / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora