Problemas de estrutura prejudicam exposição de animais

Vários animais de porte grande em baias pequenas. Foto: Angélica Knapp.

Uma das atrações da Expofred 2012, que ocorre entre os dias 27 de abril a 1º de maio, é a exposição de animais. Tem-se observado um descuido na organização do espaço reservado para os mesmos, o qual deixa a desejar em alguns apectos.

Em entrevista à Agência Da Hora, o médico veterinário Edson Buzzeto relata: “A infraestrutura em relação ao fornecimento de água para os animais deve ser melhorada pelo fato de seguidamente apresentar avarias, como é o caso do galpão de ovinos e caprinos. O galpão do gado de corte apresenta pouca segurança para a exposição dos animais, não havendo uma temperatura ideal por ser um ambiente aberto. Existe atualmente falta de estrutura para a exposição de algumas raças como equinos e suínos. Os alojamentos não possuem uma total comodidade e segurança para os animais.”

Do corredor, é possível ver apenas as baias de dentro, e não a baia de fora. Foto: Angélica Knapp.

Expositores e empregados, por sua vez, relatam que tanto o espaço para os animais quanto o alojamento dos cabanheiros é precário. Na parte dos animais, o que vem sendo notado é que, em algumas baias pequenas, são colocados animais de grande porte ou em grande quantidade, o que causa o desconforto dos mesmos. Já na parte dos cabanheiros ocorre a falta de alojamento, tendo que ficar em barracas. Há também falta de tomadas, além de água e banheiros em péssimo estado.

Os visitantes entrevistados afirmam não ter percebido o problema. Perceberam somente quando foram perguntados a respeito.

Edson Buzzeto ainda comenta: “Se fossem realizadas mais atividades no parque, haveria uma melhor conservação das estruturas”.

 

Angélica Knapp e Bruna Perazzoli / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora