(27/04) Acadêmicos reúnem-se para construir II ERA Sul, em Frederico Westphalen

Reuniram-se em Frederico Westphalen, nas dependências do Colégio Agrícola (CAFW), representantes da FEAB – Federação dos Estudantes da Agronomia do Brasil, ABEEF – Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal, bem como o Movimento Estudantil e Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, com a finalidade de construir o II ERA-Sul. O evento traz o lema “Colhendo sabores e saberes camponeses – Transformando ciência e multiplicando as sementes de uma agricultura ecológica”, tendo por objetivo aproximar os estudantes da realidade agrária da Região Sul do país, apresentar a Agroecologia como instrumento de transformação dessa realidade, mostrar experiências práticas na região e debater o papel da Universidade e do Estudante frente a isso.

O II ERA Sul será realizado nos dias 28, 29, 30 de abril e 01 de maio. A programação será composta por quatro painéis principais: painel 01 – “História, processo de ocupação e formação territorial da região sul e a situação atual da região, quais os sujeitos atuantes na agroecologia”, com o professor Dr. Paulo Zarth e o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Frei Sergio Göorgen; painel 02 – “Relações profissionais na engenharia e gênero”, com a estudante de Agronomia da UFRG, Daniele Calvichioli; painel 03 – “Conceitos da Agroecologia, resgate da história da Agroecologia, experiências práticas e teóricas na construção da Agroecologia, os desafios e as possibilidades que estão colocadas na construção da mesma”, com o Eng. Agrônomo e Diretor Técnico da Emater ASCAR – RS, Gervásio Paulus; e o painel 04 – “A quem serve a nossa formação profissional e os desafios da construção da Agroecologia”, com o mestrando em Desenvolvimento Rural, Edmundo Hoppa Oderich, representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Sasso, e da estudante de Eng. Florestal da UFMG, Raquel Vieira. Haverá tambm painéis paralelos (e simultâneos) sobre temáticas diferentes, onde os participantes poderão escolher qual participar. Alguns temas serão: Questão Energética, Agricultura Urbana; Legislação Ambiental e Economia Verde; Agrotóxico; Extensão; Juventude e Êxodo Rural; Soberania Alimentar; Agrocombustíveis; Biodiversidade.

A programação será composta ainda pelas oficinas e vivência a serem realizadas na região: Sementes Crioulas; Agricultura Biomineralizada; Planta Medicinas e Elixir; Soberania Energética: agrocombustíveis; Pastorei Racional Voisin; Produção de Mudas Nativas e Geração de Energia; Sementes Florestais; Compostagem, vermicompostagem e alporquia; sistemas agroflorestais. Assim como será realizada a I Caminhada de Frederico Westphalen.

“O ERA tem como objetivo trazer o tema da Agroecologia e ajudar a debatê-lo, pois é muito importante e deve estar na pauta das Universidades, onde não é contemplado, por isso a necessidade de compreendê-lo melhor”, argumenta o acadêmico Marcos Lazzaretti, militante da ABEEF, que destaca a importância da participação de todos nesta construção. Segundo Pablo Cocco Rodrigues, acadêmico da UFSM/Cesnors, “o II ERA Sul é um evento construído para todas as pessoas que se interessam em conhecer e aprender mais sobre o tema da Agroecologia”.

Várias são as escolas que estão apoiando a realização do II ERA Sul: UNIPAMPA, UFFS (Campus de Serro Largo, Erechim e Chapecó), Unijuí, URGS, UFSM e Cesnors, UFPR, UDESC em Lages e da UFSC. “Quanto mais pessoas puderem participar será de grande importância, assim poderemos construir um grande evento com bons debates”, conclui a acadêmica da UFSM/Cesnors, Monique Andressa Longhi. A comissão organizadora espera receber aproximadamente 300 pessoas contemplando acadêmicos, professores, camponeses, agricultores e sociedade civil.

Adilvane Spezia e Andreia Primaz Eckhardt / Da Hora

OBS: matéria enviada originalmente pelas autoras às 10h20 de 27/04, mas postada apenas posteriormente pela equipe da Agência Da Hora por problemas técnicos.