Prevenção da doença é tema da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde está presente na 17ª Expofred, em Frederico Westphalen, com um estande sobre combate à dengue. O objetivo central da ação é alertar o público sobre a gravidade da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e os cuidados que se deve ter para a prevenção da doença. Apesar de nunca ter havido casos registrados no município, já foram encontrados mais de 300 focos.
Claudia Aparecida da Silva, agente de combate à dengue na cidade, diz que focos são encontrados com frequência. “Muitas vezes chegamos nas casas para alertar e prevenir e uma primeira impressão é de que está tudo limpinho, de que não há casos. Quando vamos fazer a vistoria, encontramos até 4 focos numa mesma casa”, enfatiza Claudia.
O máximo que foi registrado até hoje no município foram casos importados – pessoas infectadas pelo vírus vindas de outras regiões –, controlados antes de maiores complicações.
Ainda segundo Claudia, está sendo alvo de estudos no Brasil mais um possível transmissor do vírus da dengue, o Aedes Albopyctus, identificado na África.
Daniele Bühring e Tatiane Milani / Da Hora
Deixe um comentário