Nesta edição da feira, a antiga “Noite Cultural”, que era realizada no Centro Cívico e Cultural, agora se transformou no “Espaço Cultura de Turismo”. Trata-se de um espaço permanente em toda a feira, com apresentações de músicas e danças de todos os tipos durante o dia e a noite. Além disso, há também exposição de fotos e o “Circuito Cultural”, que é um desfile de artistas com malabares e pernas de pau com a trilhadeira da Fenasoja (peça que simboliza a colheita da soja). Esse desfile passa por todo o parque, e em dias de chuva dentro dos pavilhões.
Após o encorajamento dado pelo presidente da feira, Elemar Lenz, ao então organizador da “Noite cultural” Angelo Ziene, para que a noite se transformasse nesse espaço, o trabalho começou desde a última Fenasoja, há dois anos atrás. Foi formada uma comissão com 11 integrantes divididos entre cineastas, músicos, técnicos em turismo e historiadores.
Para selecionar as apresentações que seriam exibidas no espaço, o único critério foi a variedade. Ou seja, shows de todos os tipos, para todos os gostos. Foram selecionados shows de toda a região e também shows estrangeiros (países do Mercosul).
Segundo a Promotora de Eventos do Município de Santa Rosa e também integrante da comissão do espaço, Bernardete Alves Carvalho, “o espaço tem como intuito a valorização dos artistas locais e regionais.”
Nos intervalos das apresentações, é exibido no telão do Espaço cultural o DVD do último Músicanto Sul Americano de Nativismo. O 26° edição do Musicanto será realizado este ano, de 26 de novembro a 1° de dezembro.
Anelize Espíndola e Joana Neis / Da Hora
Deixe um comentário