Gustavo Razia Del Paulo e Lucen Quevedo têm em comum a paixão por desenhos. Eles têm 18 anos, se conheceram e estudaram no pré-escolar, mas naquele tempo não se falavam.
No dia 9 de abril do ano passado, foi realizada a primeira exposição de desenhos da Lucen Quevedo. A exposição aconteceu na Vitrola, das dez da manhã às dez da noite. Nesse dia, Gustavo foi uma das pessoas que passaram por lá. Ele confessou que gostou muito e desejou expor seus desenhos também, mas naquele momento não imaginava que um dia faria sua própria exposição.
Lucen lembra muito bem desse dia e contou que vendeu 20 desenhos e doou outros 18 para algumas pessoas que estavam fazendo aniversário e pela páscoa. Quem a incentivou a fazer a exposição foi o pai de uma amiga dela e seus pais.
Depois disso, o único detalhe que ligava os dois era a rede social Facebook. Lá um curtia os desenhos que o outro publicava, mas eles ainda não conversavam. Gustavo lembra bem do recado que um dia ela deixou para ele propondo que fizessem uma exposição juntos. Depois disso, eles se encontraram na Cia dos Pães e conversaram sobre seus desenhos e planejaram um pouco a exposição. Logo eles correram atrás de patrocínio e marcaram a data do evento.
Depois de sua primeira exposição, ela foi convidada para expor alguns trabalhos na inauguração da Oficina de Música Um Toque Cultural. Nesse dia ela não vendeu nenhum desenho, mas teve várias encomendas de autorretrato.
Ontem e antes de ontem, dias 11 e 12 de maio de 2012, foi realizada na Cia dos Pães a primeira exposição de Gustavo e a segunda de Lucen. Todos os 56 desenhos dela presentes nessa exposição foram feitos no mês de abril. Ela falou que gosta de coisas rápidas e por essa razão todos seus desenhos são recentes. Não guarda consigo desenhos de quando era mais nova.
Gustavo, ao contrário, preserva muitos desenhos que fez. Trouxe para a exposição uma caricatura que fez de uma prima e também um desenho que fez de Amy Winehouse para um amigo. Ele se apressou em dizer que esses quadros não estavam à venda, mas que foram trazidos para a exposição porque seus donos decoram suas casas com eles.
Os dois desenhistas também combinaram os preços dos desenhos que queriam vender. Eles custavam entre 30 e 50 reais cada, dependendo do tamanho e também do desenho. Um detalhe curioso é que os dois disseram que demoram no máximo três horas para fazer um desenho. Quem olha e entende pouco de desenho normalmente pensa que eles demoram mais. Lucen contou que essa atividade não atrapalha seus estudos. Ela está no terceiro semestre de Engenharia Florestal na UFSM, campus de Frederico Westphalen. Gustavo quer fazer Arquitetura, já fez um semestre de Ciências da Computação e viu que não era o que queria para sua vida. Então ela trancou a faculdade e está fazendo cursinho.
Um dos desenhos da Lucen é de Luan Santana, que foi autografado pelo cantor durante a Expofred. Ela contou que várias meninas queriam pagar muito pelo desenho, mas ela não sabe se quer vender porque na verdade o cantor autografou para ela. Esse desenho marcou a vida dela e ela está pensando na possibilidade de não se separar dele, apesar de não gostar muito das músicas do cantor.
Priscila Rose Junges / Da Hora
Deixe um comentário