Evento reúne 1.500 participantes e arrecada 2,5 toneladas de alimentos.
Pelo segundo ano consecutivo, a Gerência Executiva em Porto Alegre comemorou o aniversário de criação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a realização da Corrida da Maioridade e Caminhada da Melhor Idade. Nem mesmo o frio intenso na manhã de domingo (10) impediu que os participantes fizessem do evento um grande sucesso.
A Usina do Gasômetro, conhecida em Porto Alegre como um ponto de recreação aos domingos e situada às margens do rio Guaíba, foi o local de largada e chegada dos dois eventos esportivos. A largada para a corrida, com distância de 5 quilômetros, ocorreu às 9h. A caminhada, com percurso de 2 quilômetros, teve início uma hora depois.
Além de marcar o aniversário de 22 anos do INSS, o objetivo da ação foi integrar servidores e segurados, promovendo o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida. O evento contou com a participação do presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, que deu a largada para as duas provas. “Esta não é uma competição para tirar o primeiro ou o segundo lugar. A corrida é pela saúde, pela vida. Vençam ou não, este é um dia feliz para a Previdência Social. Parabéns a todos pelos 22 anos do INSS”, falou Hauschild.
Muitos serviços foram oferecidos ao público, como aferição da pressão arterial e orientações de saúde. O Programa de Educação Previdenciária (PEP), da Gerência Executiva em Porto Alegre, prestou informações sobre os serviços e benefícios previdenciários. Houve, ainda, o sorteio de de três televisores de 26 polegadas doados pelos patrocinadores.
O evento, que contou com 1.500 participantes, foi promovido pela Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social no Rio Grande do Sul (Anasps), em conjunto com o Sistema Fecomercio SESC do Rio Grande do Sul.
Doações – Para efetivar a participação na caminhada e na corrida, todos os participantes doaram dois quilos de alimentos não perecíveis. Duas toneladas e meia de alimentos arrecadadas foram repassadas, por meio do Programa Mesa Brasil SESC, ao Asilo Padre Cacique, entidade filantrópica situada na capital gaúcha.
Classificação – A corrida teve 1.120 atletas inscritos nas categorias masculino, feminino e pessoa com deficiência. Também foram premiados com troféus dois servidores do INSS, melhores colocados nas modalidades feminino e masculino. Todos os atletas, tanto na corrida quanto na caminhada, receberam uma medalha pela participação. Na categoria geral, o primeiro lugar feminino foi para Cristiane Marques. No masculino, a vitória ficou com Gabriel Picarelli. Entre os servidores do INSS, os campeões foram Nathasha Schultz Brandão, lotada na Agência da Previdência Social em Canoas, e Carlos Eugênio D’Avila Neves, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), lotado em Porto Alegre. Nenhum inscrito na categoria “pessoa com deficiência” compareceu ao evento.
Perfil dos inscritos – Além de atletas de Porto Alegre, houve a inscrição de atletas de outras cidades do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves, Campo Bom, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão foram alguns dos municípios que constaram na inscrição dos participantes. Outros estados também foram representados, como Minas Gerais, com 10 atletas, Distrito Federal (5) e Santa Catarina (4). Entre os inscritos, 61% eram homens e 39% mulheres.
Ângela Camila Carneiro / Da Hora / Assessoria de Comunicação Social da Gerência-Executiva do INSS em Porto Alegre/RS
Deixe um comentário