Grupo PET de Agronomia organiza curso sobre “Pequenas Frutas” em parceria com o SENAR

Houve espaço para os presentes tirarem suas dúvidas e compartilharem experiências com Vinicio Fonseca. Foto: Alessandra Weiler.

O Grupo PET de Agronomia da UFSM, Campus Frederico Westphalen, organizou mais um curso para quem estivesse interessado em participar, nos dias 12 e 13 de julho. Dessa vez o assunto em pauta foi “Pequenas Frutas”, apresentado e debatido por Vinicio Fonseca, do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Técnico Agropecuário pela Instituição Municipal de Educação Assis Brasil (IMEAB), de Ijuí, e Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), de São Luiz Gonzaga.

O curso ocorreu na sala 212 do Bloco IV na UFSM, em Frederico Westphalen, e contou com a presença de alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, apesar de ter sido aberto para todos os cursos. Segundo um dos organizadores, Hazael Almeida Soranzo: “Nossos cursos estão sempre abertos para qualquer pessoa que tiver interesse”. O curso foi elogiado tanto pelos organizadores como pelos inscritos no mesmo, que gostaram da forma como Vinicio Fonseca abordou o assunto: “foi bem didático, bem participativo, fez todo grupo participar”, foi o que declarou Ricardo Boscaini, acadêmico do curso de Agronomia, sobre o instrutor.

Instrutor do SENAR abordou o assunto por meio de conversa, debate com material visual. Foto: Alessandra Weiler.

Vinicio Fonseca ficou lisonjeado com o interesse dos organizadores em buscar o SENAR para esclarecer sobre o assunto e também se surpreendeu com a participação dos presentes, nos dois dias de curso. Durante o curso houve debate, troca de experiências, espaço para tirar dúvidas em todos os momentos, que foram importantes para esclarecer muitas dúvidas no caso de interesse futuro em cultivar espécies de pequenas frutas como morango, amora-preta, framboesa e mirtilo, já que, como declara Fonseca, muitos produtores depois de terem a ajuda dos instrutores do SENAR acabam conseguindo expandir o seu negócio, ou mesmo acabam enxergando os erros que foram cometidos anteriormente.

Segundo Hazael, o Grupo PET tomou a iniciativa de promover o curso “Pequenas Frutas” por sentir uma grande carência de abordagem e aprendizagem do assunto, no meio acadêmico e na região. O Grupo PET de Agronomia vem ao longo do tempo desenvolvendo vários cursos nas áreas rurais, e, pelo menos na maioria, mantém sempre as portas abertas para qualquer pessoa que tiver interesse no assunto, para participar. O PET continuará promovendo cursos e palestras ao longo dos meses. Portanto, os interessados devem ficar atentos aos murais da universidade e a divulgações via Facebook.

Alessandra Weiler / Da Hora