Greve continua por mais um tempo na UFSM

Totalizaram-se 40 professores dos campi Palmeira das Missões e Frederico Westphalen presentes na assembleia, além de vários estudantes. Foto: Alessandra Weiler.

Nesta terça-feira, 04, os professores da UFSM, campus Frederico Westphalen, realizaram assembleia, na sala 13 do Bloco I, para debater sobre o indicativo de greve e votar a favor ou contra a permanência do movimento paredista. Estiveram presentes professores dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, além de alunos representantes dos Diretórios Acadêmicos (DA’s) de cursos dos dois campi, e o Diretório Central do Estudantes (DCE).

Num primeiro momento, foi feita a leitura do documento de avaliação do ANDES a respeito do que se constituiu a greve até então. Em seguida, o professor Luciano Miranda fez um breve resumo de uma avaliação preliminar do Projeto de Lei 4368/2012, que, caso seja aprovado, irá substituir o Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos (PUCRCE).

Estudantes avaliando a Assembleia Docente para discutir na Assembleia Estudantil do dia seguinte. Foto: Alessandra Weiler.

Na assembleia, foram esclarecidas dúvidas, todos tiveram voz e vez para prestarem seu depoimento. Por fim houve votação, em que houve 36 votos a favor da manutenção da greve (mas, ao mesmo tempo, referendando a intenção do ANDES-SN de buscar uma saída unificada da greve), 3 contra e 1 abstenção, somados aos votos da assembleia na sede (em que, no caso da opção pela saída unificada, foi acrescentada uma data específica – 17/09). Segundo informações da Sedufsm, mais de 350 pessoas estiveram na assembleia e o resultado foi de 165 votos pela saída unificada no dia 17 e 147 votos pelo encerramento da greve, incluídos os votos dos campi Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Terminada a votação, estudantes se reuniram para uma avaliação da assembleia docente, debatendo, entre si, seus diferentes pontos de vista do que ocorreu minutos antes, e posterior ação a ser tomada pela categoria, que será discutida na Assembleia Estudantildesta quarta-feira

, dia 05, no Salão de Atos do CAFW.

Alessandra Weiler / Da Hora