Projeto visa a Conscientização Ambiental no CESNORS de Frederico Westphalen

As plascas estão espalhadas em lugares estratégicos pela universidade para a visão de todos. Foto: Rodolfo Sgorla

Muitos alunos já devem ter percebido plaquinhas espalhadas por todos os prédios do CESNORS de Frederico Westphalen. São plaquinhas indicativas, com alertas sobre a preservação da água, luz entre outros fatores pequenos que se forem executados no nosso dia a dia fazem uma grande diferença.

Essas plaquinhas fazem parte do plano de ação chamado “Educação Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria/Campus de Frederico Westphalen: Ações para a conscientização da comunidade acadêmica”. Este trabalho visa instigar o desenvolvimento de uma mentalidade voltado à preservação do meio ambiente através da educação ambiental. O projeto esta em ação desde o mês de Julho deste ano e segue até Dezembro, com a coordenação dos professores, Pedro Kemerich, Alexandre Rodrigues, Adriana Salamoni e Mariza de Camargo junto com outros acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal.

Além das placas espalhadas, outras ações compõem o plano, como coletoras coloridas para resíduos e palestras que beneficiar não só alunos, mas funcionários e professores. O professor Alexandre Rodrigues o objetivo do projeto:

– O objetivo é a conscientização da comunidade acadêmica com a  educação ambiental, onde visa o descarte de resíduos de laboratório, a economia de luz, de água, o processo da coleta seletiva onde inclusive estamos adquirindo coletoras coloridas, uma cor para cada tipo de resíduo. – explica Alexandre.

Como a universidade é fundamental para a formação de um individuo consciente para o futuro que lhe espera, o papel de ser cidadão passa a ser iniciado na universidade e após dela ser passado adiante por onde ele passa, é nisso onde o professor Pedro Kemerich acredita nos futuros profissionais.

– É importante também porque aqui formamos profissionais e com certeza vão levar esta ideologia da educação ambiental para as empresas que irão trabalhar, para as suas famílias e assim por diante. – diz Pedro.

Joana Frota / Assessoria de Imprensa

About Agência Da Hora