Exposição e música marcam encerramento do semestre na UFSM-FW

Em meio a uma semana turbulenta de final de semestre encurtado, alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal agitaram o hall de entrada da UFSM, no campus de Frederico Westphalen.

Estudantes do curso de agronomia apresentando O Colono, Planeta Azul e outras músicas, no final de manhã de terça-feira. Foto: Oscar Torres.

Quem comandou a celebração realizada ao longo da última semana letiva do semestre foi o professor da disciplina de Extensão Rural dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, Oscar Torres, que organizou uma dinâmica dentro da disciplina, trazendo para ambos os cursos um pouco da comunicação social. Foi uma mistura que deu certo. Os alunos tiveram de criar material em formato de mídias de comunicação, como programa de rádio, material impresso (folder, banner, boletim informativo etc.) e maquete, sobre um assunto de livre escolha. Em seguida, tiveram de apresentar os trabalhos em aula. E, como desafio final, o professor Oscar levou os alunos ao hall do bloco principal da universidade, para expor seus trabalhos em maquete e fazer um momento diferente de descontração. Foi aí que os alunos cantaram músicas escolhidas pelos grupos, nos programas de rádio produzidos.

Grupo do curso de Engenharia Florestal expondo sua maquete. Foto: Oscar Torres.

O resultado da exposição foi um conglomerado de estudantes, funcionários e professores observando os trabalhos, em maquete, dos alunos, expostos no hall e o grupo musical que se formou ali mesmo, ao som de gaita, violão e voz, também observado pelo professor, afinal, este momento também fazia parte da avaliação da disciplina. Para Oscar, esse trabalho ultrapassou suas expectativas e conseguiu atingir seus objetivos de aula, mesmo com o calendário acadêmico encurtado de 6 para 3 semanas pelo Conselho Estudantil de Pesquisa e Extensão (CEPE), prejudicando alunos e professores.

Alessandra Weiler / Da Hora