Halloween é traduzido em festa por escolas de inglês de Frederico Westphalen

O cenário da escola Influx colaborou para a integração entre os alunos. Foto: Tatiane Milani.

Festejando o dia de Halloween, as escolas de línguas estrangeiras Fisk e Influx fizeram suas comemorações ontem, dia 26 de outubro, nas dependências da escola e no ginásio da AVAMAU, respectivamente. Com o objetivo de passar conhecimento cultural e não só linguístico, preparam todos os anos a festa que tem suas origens nos países anglo-saxônicos. Fazem brincadeiras sadias com crianças e adultos, colocando a criatividade em alta na confecção de belas fantasias, e também com a ornamentação do lugar para dar o efeito desejado. As festividades da escola Influx começaram às 19h com as crianças, e a partir das 21h com os adolescentes e adultos. A decoração do lugar proporcionou completa interação dos pais e alunos. Na Fisk, as atividades foram feitas na escola, contando com intensa participação das crianças na gincana, no cinema, e outras atividades, desde as 18h.

Gisela Adiers, mãe da aluna Aryela Adiers, da Influx, diz que é importante essa mescla de eventos culturais, afinal, também nossas tradições são levadas para outros países, como o carnaval, por exemplo.

Crianças se organizam para receber o prêmio da gincana da escola Fisk. ?Foto: Tatiane Milani.

Com suas festividades feitas nos países de língua inglesa, sobretudo nos Estados Unidos, o dia das bruxas já foi alvo de muitas críticas por invocar o seu verdadeiro sentido vindo lá do povo celta na época da Inquisição. Diziam que os mortos sairiam dos cemitérios e reencarnariam nos vivos. Então as pessoas saiam nas ruas vestidas de monstros, bruxas, e criaturas do mal assustando os vizinhos.

Porém, a festa não é comemorada com esse intuito. As pessoas se vestem de criaturas horrendas, mas apenas como diversão. As crianças acham tudo novo e engraçado, então participam assiduamente. Incorporam os personagens, nas suas peças teatrais e brincadeiras, e até indo nas casas pedir doces com a famosa brincadeira “trick or treating”, que significa “doces ou travessuras”.

Há 25 anos, quando trazida para Frederico, a festa de Halloween foi questionada em seu significado, pois ia contra os princípios da igreja Católica. Os educadores de língua inglesa falam que é de grande importância o contato com outras culturas. “Faz com que a criança participe e entenda o contexto histórico da língua que está aprendendo”, diz Giovana Dalla Nora, professora da Fisk.

Ainda há um pouco de rejeição das pessoas quanto a essa cultura, porém ela é bem aceita pela Igreja Católica, pois não há o antigo significado nela, inclusive grupos católicos de jovens também fazem festas de Halloween.

Tatiane Milani / Da Hora