Na última sexta-feira, dia 02, o repórter do Jornal Nacional Rodrigo Alvarez, juntamente com a sua equipe, esteve presente no município de Frederico Westphalen. O o telejornal da Rede Globo veiculado de segunda a sábado às 20 horas exibiu durante a semana uma série de reportagens sobre as cidades brasileiras que estão recebendo um número expressivo de novos habitantes, geralmente em busca de emprego.
Em contrapartida a isso, o enfoque da reportagem na região do Médio Alto Uruguai é direcionado ao êxodo rural e à enorme perda de habitantes que a região sofreu nas últimas duas décadas, que foi de aproximadamente 50.000 habitantes.
A região, que é predominantemente de agricultura familiar, tem encontrado dificuldades para manter os jovens no campo. “Sem modernização, as famílias produtoras perderam mercado e já não sabem o que fazer para não perder os filhos”, diz Rodrigo Alvarez em sua reportagem.
Os jovens deixam o campo e vão para as cidades em busca de uma oportunidade de emprego e na esperança de uma vida melhor. Estes jovens, quando vão em busca de uma vida própria, acabam deixando o aconchego do lar para viver em cidades maiores, de dimensões superiores às de Frederico Westphalen e outros municípios da região, e em que supostamente há um número mais elevado de oportunidades profissionais.
Carina Oliveira e Karine Ruviaro / Da Hora
Excelencia profissional, grande competencia do jornalista/reporter Rodrigo Alvares na apresentaçào de matérias apresentadas no Jornal Nacional. Parabéns, o mérito é dele.