Chapa Lead eleita para o DAJ

Durante a manhã, muitos alunos votaram para o DAJ. Foto: Daniele Bühring.

Foram duas tentativas. Na primeira, não houve quórum mínimo de votantes. A segunda seria no dia 29 de maio, mas na semana anterior iniciou a greve que duraria 4 meses. Mas ontem, dia 6, finalmente a Chapa Lead – canditata única, assim como nas duas tentativas anteriores – foi eleita para assumir o DAJ – Diretório Acadêmico de Jornalismo da UFSM, campus de Frederico Westphalen.

Segundo Thaís Fabiane Soares integrante da comissão eleitoral: “ Essa eleição conta com 50 % mais 1 dos votantes diferente da eleição passada, já que não houve numero de votantes suficientes, onde era 50% dos matriculados”.

Mesmo que não acontecessem essas mudanças, a chapa seria eleita. Dos 130 estudantes matriculados com vínculo na universidade, 80 votaram. Destes, houve 74 votos “sim” contra 6 “não”. Ou seja, o número de votos favoráveis foi superior aos 67 votos mínimos necessários de quando era obrigatório contabilizar a totalidade de acadêmicos do curso.

Se esta eleição não fosse validada, o curso de jornalismo ficaria sem DAJ por um ano, o que representaria uma grande perda para os acadêmicos, por inviabilizar semana acadêmica e bolsas pra o intercom, entre outros prejuízos.

Daniele Bühring / Da Hora