Realizado 2° dia do Seminário de Temas Filosóficos nesta sexta à noite na URI

Ilze Zirbel abordou a Ética do Cuidado nas relações de interdependência humana. Foto: Tatiane Milani.

A Universidade Regional Integrada, campus de Frederico Westphalen (URI), juntamente com o curso de Filosofia, encerrou na noite desta sexta-feira, 9/11, o III Seminário de Temas Filosóficos e I Seminário Internacional de Bioética, com o tema “Filosofia, Educação e Bioética: discutindo caminhos para o desenvolvimento sustentável”. Com o objetivo de refletir os meios educacionais e éticos, os palestrantes mostraram os caminhos para a construção de uma sociedade sustentável. Compartilharam técnicas de como usar a educação além das salas de aula e também a Ética do Cuidado nas relações entre as pessoas para que pensem o universo educacional como um todo.

O professor Paulo Egon, no primeiro dia do Seminário, quinta-feira (8/11), abordou a importância do apoio do governo para a educação, para que seja possível a aplicação de Políticas Educacionais na sociedade como um todo e não apenas nas escolas e universidades.

No dia seguinte, o segundo de palestras, foram abordados temas de Biodireito e Bioética, pelas professoras Isabel Cristina Brettas Duarte e Rosangela Ferigollo Binotto. Elas trabalharam com a Ética do Cuidado na relação cotidiana das pessoas na área da Saúde e do Direito.

Já a professora Ilze Zirbel (UFSC) abordou a Ética do Cuidado nas relações de interdependência humana, que diz respeito à importância do “relacionar-se”, pois somos dependentes das pessoas, precisamos do trabalho delas para sobreviver e perante isso pensar com uma mente mais aberta em termos de relações interpessoais.

Para finalizar o evento, a bancada teve como palestrante a pedagoga alemã Annemarie Oertel, que trouxe o tema “Pensar Globalmente, Agir Localmente”. Tratou do desenvolvimento sustentável como um processo de mudança social que afeta as pessoas e precisa ser vivida por cada um em cada lugar no mundo. Ela enfatizou que é necessário termos em mente que o problema de um país pode ser de outro também, que a noção de global deve-se aparecer nas reflexões e a partir dessa visão agir com ética onde estamos.

“O seminário apresentou um alto nível de conhecimento, apresentando relações teóricas com indicativos práticos que possam nos educar para o desenvolvimento num processo que envolve a questão social em nosso meio”, disse o coordenador do curso de Filosofia, Claudir Zuchi.

 

Tatiane Milani / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora