Nesta semana, jovens da Diocese de Frederico Westphalen encerramvisitas nas escolas para a divulgação do Bote Fé, evento da chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aqui na cidade. A Cruz Peregrina e o ícone de Maria chegarão a Frederico segunda-feira, dia 26, e permanecerá na cidade até a madrugada do dia 28, quarta-feira. Os jovens estarão vindo da Diocese de Seberi, no caminhão do Corpo de Bombeiros, com carreata até Frederico. O horário de chegada está previsto para as 15 horas.
A visita nas escolas visa ao esclarecimento sobre o que é a JMJ e o Bote Fé, e principalmente convida para participarem do evento. Mostram vídeos, fotos e declarações do Papa para tentar esclarecer sua importância.
Enfatizam que será um evento único na cidade, pois a JMJ é sediada a cada dois anos em um país diferente, sendo provável que não aconteça de novo no Brasil. Como a JMJ será sediada na cidade do Rio de Janeiro em julho de 2013, os símbolos passam por todas as dioceses do país, tendo a sua programação especial nos dias em que ficam na cidade.
A divulgação nas escolas é tida como de suma importância, pois o público alvo são os jovens. O objetivo é a evangelização, fazendo com que a igreja tenha um espaço maior na vida social e pessoal deles. Os alunos em sua maioria se mostram interessados com a exclusividade do evento, e também professores, que se engajam com os grupos da divulgação por acharem importante que os jovens participem mais da igreja.
O evento não exclui religiões: tem como objetivo reunir crenças e culturas diferentes. Foi criado e incentivado pelo então Papa João Paulo II em 1984, e hoje tem o seguimento pelo Papa Bento XVI. Segundo os organizadores, a JMJ é o maior evento mundial, já reuniu mais de 4 milhões de pessoas em uma única noite de Jornada. Para o ano que vem, no Rio, está previsto um público de 3 a 4 milhões de pessoas na noite da vigília com o Papa Bento XVI.
Tatiane Milani / Da Hora
Deixe um comentário