Anos de experiência na área da educação, mais de 120 famílias ajudadas com sucesso, famosa por ser uma espécie de babá encantada e com ensinamentos valiosos sobre como os pais devem educar seus filhos, essa é Cris Poli, a SuperNanny do Brasil.
No ultimo sábado, dia 17 de novembro, a Igreja Ministério Filadélfia, da cidade de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, na sua comemoração de seus 17 anos, promoveu a palestra de Cris Poli, a qual foi destinada a todos que gostariam de saber mais sobre como educar as crianças. O evento ocorreu no salão de eventos da Universidade Regional Integrada (URI) – Campus de Erechim.
“Espero aprender orientações práticas de como melhorar a educação das minhas filhas. A Cris Poli alia a teoria à prática, para toda a teoria que ela vai transmitindo para as pessoas ela traz sugestões de como colocar isso em prática no dia a dia”, disse Josiane Silveira Pelin, 38 anos – mãe de duas filhas – que estava na platéia.

O salão de eventos ficou cheio com a presença de mais de 900 pessoas na platéia. Foto: Laura Coutinho.
Cris Poli é argentina, natural de Buenos Aires. Ela tem 68 anos e é casada há 46. Mãe de 3 filhos e avó de 5 netos, ela era professora de escola particular, em São Paulo, antes de ser escolhida para comandar o programa do SBT SuperNanny. Cris é formada em Educação pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernandez, de Buenos Aires, na Argentina. E no Brasil ela se formou em Licenciatura em Letras Inglês-Português na USP.
Ela está à frente do SuperNanny desde a estréia, em abril de 2006. Graças ao sucesso do programa, já lançou 5 livros, incluindo o best seller “Filhos Autônomos, Filhos Felizes”, que já vendeu mais de 20 mil cópias.
O evento iniciou com a apresentação de grupo de dança e teatro da Igreja Filadélfia. Logo após Gil Telles, o pastor da igreja, demonstrou a alegria que ele estava sentindo por ter conseguido trazer a palestrante, uma vez que um dos principais focos da sua igreja é ajudar as famílias a terem estrutura, ajudá-las a serem mais felizes.
“Uma palestra como essa, mesmo para aqueles que pensam estar tudo bem, sempre faz com que a gente entre numa reflexão mais profunda de onde nós estamos levando as nossas crianças”, acredita Gil Telles.
A palestra começou às 20 horas, e Cris Poli iniciou contando brevemente sua história, falando sobre sua carreira e sucesso como SuperNanny. Cris buscou elencar as atitudes que os pais devem ter diante da situação de criar seus filhos. Dando exemplos e relatando ações práticas que devem ser tomadas, Cris Poli procurou orientar as pessoas.
“Educação é coisa de casal” – Cris frisou a importância de os pais trabalharem juntos, possibilitando assim a melhor criação possível e para que a criança tenha referência tanto materna quanto paterna.
“A educação forma caráter” – segundo Cris, é a educação que é passada à criança, principalmente nos anos iniciais, que influencia na formação do caráter da pessoa. Muitos valores são adquiridos nessa fase, por isso uma boa educação gera boas pessoas, bons indivíduos.
“Ter autoridade é diferente de ser autoritário” – de acordo com Cris, muitas pessoas confundem respeito com medo. No momento em que a criança tem medo do adulto, ela paralisa e faz tudo que o adulto a manda fazer por medo de apanhar, de ficar de castigo… Os pais devem representar segurança para a criança, a criança deve enxergá-los como alguém em que ela pode confiar, como um porto seguro. Os pais devem conquistar a autoridade dentro de casa se baseando no respeito.
Dicas da SuperNanny:
– Converse com seu filho, nunca grite com ele, descubra seus talentos e dificuldades, elogie seu filho, incentive-o para que ele busque sempre dar o melhor dele.
– Seja um exemplo a ser seguido.
– Demonstre o amor que você sente por seu filho.
– Coloque limites e explique o porquê desses limites, assim a criança entenderá o porquê dessa limitação e provavelmente não a ultrapassará.
– Criar uma rotina, com horários a serem seguidos, determinando o tempo necessário para cada tarefa da criança, entre elas momento para estudar, brincar, tomar banho, dormir…
– Conte histórias que ensinem valores e princípios.
– Passe mais tempo com seu filho, brinque com ele, estude com ele, converse…
– É fundamental que os pais conheçam seus filhos, e que entendam que cada filho e diferente do outro. Ninguém é igual a ninguém.
– Dar presentes para o seu filho não vai repor a falta de presença ou de carinho. Sim, todos gostam de ganhar um presente, mas todos preferem um abraço, um beijo, um eu te amo.

Em espaço para perguntas, Cris responde às principais dúvidas dos pais. Direita para a esquerda: Liliane Martins (pastora da Igreja Filadélfia), Cris Poli (a SuperNanny) e Gil Telles (pastor da Igreja Filadélfia). Foto: Laura Coutinho.
Após a palestra, teve um espaço onde a SuperNanny respondia às perguntas dos pais. Nesse momento, ela explicou que é fundamental que os pais compreendam que para mudar as crianças é necessário primeiro que eles mudem. Primeiro os pais devem querer enxergar os erros para depois buscar resolvê-los. O comportamento da criança é um reflexo de como os pais se comportam diante dela.
“Educação é vida, é transmissão de ensinamentos de geração em geração. A Educação é um conjunto de normas aplicadas, de modelos e princípios a serem seguidos”, finalizou Cris Poli.
Confira a entrevista exclusiva que a SuperNanny concedeu à Agência Da Hora.
Laura Coutinho / Da Hora
Deixe um comentário