Os alunos que chegavam na Universidade no início da tarde desta segunda-feira, 26, foram recepcionados pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE), em virtude ao Dia Mundial de Luta Conta a AIDS que acontece no dia 1º de Dezembro.
A ideia da ação é chamar a atenção e disseminar a prevenção contra a Aids e outras DST’s. Foram distribuídas camisinhas gratuitas e entregues informativos explicativos. Com o slogan “Somos todos vulneráveis”, a campanha desenvolvida pela SAE tem um propósito.
– Muitas pessoas acham que a Aids nunca vai bater na sua porta e que não precisa se cuidar, porque não correm nenhum risco e essas pessoas devem perder esse sentimento de proteção. Ocorre que as pessoas acabam se contaminando por excesso de confiança. A aids não tem cara e nem classe social, por isso todo mundo precisa estar ligado e se prevenir, porque todos somos vulneráveis. – explica o coordenador da SAE, Ivonei Fão.
A SAE existe há três anos e conta com auxilio de psicólogas, técnicos de enfermagem,
farmacêuticos e médico especialista e localiza-se na Secretaria Municipal de Saúde no posto central, é referencia para os 28 municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde. Nesse ambiente, não só as pessoas soro-positivos recebem auxilio gratuito, mas também as pessoas que sofrem de hanseníase, tuberculose, DST’s e Hepatite Virais.
Durante toda a semana a ação será realizada em várias escolas e outras universidades. Na próxima quarta-feira, 28, será exibido no auditório do Cantelle Hotel, um filme-documentário com depoimentos de pessoas soro-positivos.. A entrada franca. Já no dia sábado, 01, a ação ocorre na Praça da Matriz em Frederico Westphalen.
Joana Frota / Assessoria de Imprensa
Deixe um comentário