Encerrou hoje, por volta das 5 horas da manhã, o Bote Fé, em Frederico Westphalen, e os símbolos foram transportados até Nonoai acolhidos pela Santa Missa na igreja Matriz.
Há muito tempo sendo aguardado e preparado, o Bote Fé foi um sucesso na paróquia de Frederico Westphalen. Os Símbolos da JMJ chegaram na segunda, 26, por volta das 15 horas, na frente da Catedral. Vieram em carreata de Seberi com o caminhão do Corpo de Bombeiros.
A Cruz Peregrina e o Ícone de Maria foram acolhidos pelos alunos de algumas escolas e pela comunidade em geral na frente da Catedral. O bispo diocesano Dom Antônio Carlos Rossi Keller falou algumas palavras de acolhida e explicou ao público o significado da Jornada Mundial da Juventude e do Bote Fé.
Às 16 horas houve uma celebração de acolhida juntamente com a equipe de animação do evento. Os símbolos ficaram no palco na frente da Igreja até as 19 horas, início da Missa das Famílias, que lotou a Catedral.
Após a missa, os fiéis seguiram em caminhada até a URI, com encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus pelo grupo de jovens do CLJ. Ao término do teatro, o coral da URI fez suas homenagens e em seguida os fiéis seguiram até o Santuário Tabor Porta do Céu em caminhada luminosa carregando os símbolos.
Visita às escolas
A programação contou com a visita da Cruz e do Ícone em oito escolas da cidade. A primeira visita foi na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, e, na sequência, Cardeal Roncalli, José Cañellas, CESNORS, CAFW, Sepé Tiarajú, Maria Falcon, Ir. Odila Lehnen. No fim da tarde, passou também pelo presídio de Frederico.
A programação no tempo de cada escola foi organizada pelos alunos e professores. Os símbolos ficavam em torno de uma hora e meia em cada escola. Tinha a participação de trio elétrico, equipe de animação, e teatros feitos pelos alunos, mostrando interesse e participação no evento. Após a saída de uma escola, os alunos carregava os Símbolos e entregavam à próxima escola.
Shows de música católica embalaram a juventude ontem à noite
Ontem, dia 27, às 20 horas, foi celebrada a última missa do evento. Após, shows de música católica com o cantor Junior Cardoso e com a Banda Hava. Os integrantes tiveram total acolhimento pelos jovens e interagiram de inúmeras formas com o público, ensinando suas canções e puxando conversas sobre os valores cristãos. Na programação de ontem, mais de 10 paróquias vieram participar do evento.
Encerramento com Vigília Vocacional
Após os shows, os grupos de jovens se reuniram na Catedral para fazer a vigília vocacional. Cada grupo ficava com sua preparação por uma hora. Durante a vigília, houve meditação sobre vocação e os sacramentos da Igreja, confissões, adoração e benção do Santíssimo, apresentação teatral, testemunho de vida e muita oração.
A vigília acabou às 5 horas da manhã, e então a Cruz e o Ícone foram transportados até a paróquia de Nonoai. Segundo informações da Brigada Militar, mais de 2o mil pessoas participaram do evento durante os 3 dias.
Tatiane Milani / Da Hora
Deixe um comentário