Primeira edição do UFA em FW iniciou na manhã de segunda com duas palestras

Ícaro palestrando para as cerca de 50 pessoas presentes. Foto: Caroline Cassel.

Na manhã de segunda, 03 de dezembro, ocorreu no auditório da Escola Estadual de 1º Grau Cardeal Roncalli o ”Universidade Fora do Armário” – UFA, em sua primeira edição na UFSM, campus de Frederico Westphalen.

O evento teve início com a apresentação do UFA pelos acadêmicos e integrantes da mesa: Bárbara Zen, Dieison Marconi, Laura Coutinho e Vinicius Barth. Na sequência, Icaro Bonamigo Gaspodini – acadêmico de Psicologia – deu abertura à primeira palestra da manhã, com o tema ” A Manisfestação da Diversidade Humana: Identidades de Gênero, Orientações Afetivo-Sexuais e as Não-Identidades’,’ abordandoa rejeição dos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais) no ambiente tanto social como acadêmico.

A segunda palestra foi ministrada pela advogada Karine de Souza, com o tema ”Conversando Sobre Diversidade Sexual: O Direito de Ter Direitos”, defendendo os direitos dos LGBT para que não ocorra qualquer tipo de preconceito contra os mesmos dentro do ambiente acadêmico.

Preconceito estampado nas paredes da UFSM-FW. Foto: Agência Da Hora.

O evento gerou polêmicas. Cartazes espalhados pela universidade foram rasgados e rabiscados na semana passada, em um ato de preconceito e vandalismo. Apesar do pouco público presente (aproximadamente 50 pessoas), o evento abriu espaço para a discussão e expressão de liberdade. O UFA veio com a intenção de quebrar preconceitos existentes no ambiente acadêmico e formar um espaço para a valorização de identidades de gêneros.

 

Caroline Cassel / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora