Na manhã do último domingo, 02 de dezembro, a Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) realizou a Prova de Redação do Vestibular Verão 2013, em seus quatro campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Para os vestibulandos foram apresentados cinco temas, a fim de que escolhessem um para produzir o seu texto.
O primeiro tratou da “profissão sonhada na infância”, desenvolvido a partir de pesquisa cujo resultado aponta que 30% dos profissionais seguiram a carreira que sonhavam na infância. O vestibulando deveria produzir seu texto, relacionando o seu sonho profissional de infância com o curso para o qual prestou vestibular na Unijuí.
No segundo tema, o vestibulando foi solicitado a manifestar a sua opinião, concordando ou discordando com a emissão da Carteira de Nome Social para travestis e transexuais, lançada pelo governador Tarso Genro.
O terceiro tema considerou a palestra proferida no Entel, no qual o professor doutor João Wanderley Geraldi, da Unicamp, falou sobre A Nova Identidade da Escola Face às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Segundo ele, a internet permite que, com um simples clique, se tenha acesso a uma infinidade de informações que nem mesmo um grupo de professores juntos daria conta. O vestibulando deveria manifestar o seu ponto de vista sobre o papel da escola atual.
No quarto tema foi apresentado ao vestibulando o projeto aprovado pelo Senado que define “crimes cibernéticos”, cuja lei está em discussão, conhecida como “Lei Carolina Dieckmann”. O texto do vestibulando deveria responder à pergunta: Você concorda com essa nova Lei? Manifestando a sua opinião de forma consistente e coerente.
A partir de notícia intitulada “‘Super-herói’ do RS ajuda idosos, recolhe lixo e tem cinto de utilidades”, veiculada no G1/RS, de 20/11/2012, que conta a história de um cidadão do bairro do Bom Fim, na capital gaúcha, que se veste de super-herói e ajuda as pessoas a realizar tarefas simples, como levar coisas pesadas, ajudar a atravessar a rua etc., foi solicitado ao vestibulando que, a partir do exemplo do “Capitão Bonfa”, como o rapaz é conhecido devido ao nome do bairro, fizesse um paralelo sobre sua atuação como cidadão, refletindo como colabora em casa, na escola, na comunidade, bairro ou cidade para melhorar as condições de vida das pessoas.
A Universidade recebeu mais de 3,1 mil inscritos, que estarão concorrendo às 2.285 vagas, em cursos nas modalidades: presencial e a distância.
O número de inscritos superou as expectativas, caracterizando este como um dos maiores vestibulares de verão.
Tonie Maria Gregory dos Santos / Da Hora
Deixe um comentário