Os vestibulandos “tiveram de” caprichar na redação

A tarde desse domingo, 9,  não foi de descanso para os concorrentes a uma vaga nos cursos da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Cerca de 700 canditados realizaram a redação no domingo

Em um dia abafado e de forte sol, os concorrentes tiveram que responder 53 questões pela manhã e caprichar na redação à tarde, e conseguir a tão almejada vaga em uma universidade pública.

O tema escolhido para a dissertação dos candidatos foi “A escravidão do ‘ter de’”, ter de ser rico, ter de ser famoso, ter os melhores cartões de crédito, comprar muito, viajar muito, ser bonito, jovem, magro, atlético, conhecer comidas sofisticadas mas estar sempre de dieta, apreciar bons vinhos mas beber só água (sem gás).

Tema que para a concorrente a uma vaga no curso de odontologia, Mirela Soares, foi de fácil explicação. “ Eles abordaram um tema que está no nosso dia – a – dia, convivemos diariamente com a ditadura do que tem que ser, consegui explanar com clareza minhas ideias, vamos esperar agora para ver o resultado” , destacou.

Cerca de 700 vestibulandos estiveram presentes no campus da UFSM em Palmeira das Missões. Sem registro de nenhum atraso no terceiro e último dia de provas o vestibular 2013 foi considerado tranqüilo pelo professor e coordenador Vilmar “ O vestibular foi tranqüilo, não registramos nada de mais, apenas alguns candidatos que passaram mal devido ao calor, mas estávamos preparados para atendê-los, bem mais tranqüilo que o Enem que foi realizado aqui a alguns dias”, salientou.

Quando abordados pela equipe de reportagens da Da Hora, os vestibulandos demonstraram a vontade de que as provas fossem realizadas no turno da manhã, para alguns, o forte calor interferiu no rendimento dos canditados.

Aline Martins / Da Hora