Termina o processo seletivo de 2012 da UFSM

Pela parte da manhã de domingo, 9 de dezembro, os vestibulandos realizaram o último dia de prova do vestibular UFSM 2012. A prova teve como tema o meio ambiente, de onde procedem os recursos que geram e equilibram a vida. Os candidatos responderam às 53 questões, em um período de 4 horas e 20 minutos. A prova teve inicio às 8h da manhã e encerramento às 12h20.

Quanto ao grau de dificuldade, os estudantes dividiram opiniões. “A mais fácil dos três dias, estava bem tranquilo”, afirmou o candidato Alisson Barros, da cidade catarinense de Palmitos, que prestou vestibular para Relações Internacionais. Já Amanda Radaeli, de Frederico Westphalen, que pretende cursar Medicina Veterinária, comentou: “Difíceis algumas questões, principalmente a parte de Matemática”.

O índice de abstenções da manhã foi o mais alto dos três dias, ficando em 38,05%, apenas 402 presentes dos 649 inscritos.

À tarde, ocorreu a redação do vestibular da UFSM. Em uma tarde quente, os vestibulandos encerram o último dia do processo seletivo. A prova se iniciou às 16h da tarde e teve 1 hora e meia de duração, mas a partir das 17h a saída já estava liberada.

Movimentação dos vestibulandos no último dia de prova. Foto: Sinara Merlo.

Em entrevista com Patrícia Ribeiro, minutos antes do horário em que se encerraria a entrada de vestibulandos nas salas, ela comentou que do primeiro dia de prova ate hoje, no último dia, as provas foram ficando mais complicadas. Nesta ultima prova, ela dizia estar preocupada pelo fato de o tema da redação ser surpresa. Escolheu prestar vestibular para a UFSM campus de Frederico Westphalen (FW), por ser uma cidade próxima da de sua origem, Planalto. Faltando poucos minutos para que a prova de redação começasse, ainda houveram pessoas chegando em cima da hora e correndo para não perderem o direito de fazer sua prova.

Aluno se apressa para chegar em tempo. / Foto: Sinara Merlo

Aluno se apressa para chegar em tempo. Foto: Sinara Merlo.

Ao final do primeiro sinal a tocar, para que os alunos pudessem se retirar de seus locais de prova, em entrevista Débora Padilha da Silva e Jessica Hock acharam o tema da redação fácil e tranquilo de desenvolver. Débora presta vestibular para Agronomia, campus de FW, e Jessica, para Jornalismo em Santa Maria.

Em entrevista com o coordenador do vestibular da UFSM no campus de FW, Cleomar Marcio Fabrizio, ele diz que neste último de prova tudo transcorreu normalmente, teve uma equipe treinada e a tranquilidade da prova é sucesso da equipe. Para ele, tudo transcorreu de maneira correta, a não ser os pequenos atrasos que sempre ocorrem em todos os anos. Em relação a abstenções, a deste ano foi mais elevada que a do ano passado. São várias universidades fazendo provas neste período, então os candidatos se inscrevem em mais instituições, sendo assim a desistência é prevista.

Na prova de redação, houve 39.131% de abstenções e 295 presentes. O tema da redação foi a escravidão do “ Ter de”.

Marcelo Silva e Sinara Merlo / Da Hora