Resgatando o passado da UFSM/FW

A assessoria de imprensa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campi Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, está buscando desde o início de novembro reportagens sobre a UFSM/FW. Para isso, foram feitas entrevistas com alunos e, logo após, a escolha dos candidatos.

O projeto é denominado Projeto de Resgate Histórico e terá o tempo de duração de novembro a dezembro de 2012. Este projeto tem por objetivo resgatar reportagens sobre a criação e construção da UFSM em Frederico Westphalen. Para isso, estão sendo analisados jornais do ano de 2005 até este ano de 2012.

Os alunos selecionados em troca desse ‘favor’ à universidade estarão ganhando 12 horas de ACG (Atividade Complementar de Graduação). Os meios impressos que já foram visitados foi o Jornal Alto Uruguai e a Folha do Noroeste, porém, ainda falta visitar o Jornal Frederiquense.

Nos arquivos encontrados estão sendo feitos o chamado clipping, que define o processo de selecionar notícias, para resultar em um apanhado de recortes sobre assuntos de interesse do colecionador. Após, são anexados nos arquivos da UFSM/FW.

Karine Ruviaro / Da Hora