Comércio de Frederico é prejudicado pela falta do Frederico em Luz

A não realização da edição deste ano diminuiu o fluxo de pessoas na cidade durante essa época, comprometendo o número de vendas esperado para o fim de 2012. Entretanto, mesmo sem o grande público que era atraído para a cidade por causa do Frederico em Luz, os lojistas acreditam no aumento das vendas nesse final de semana, justamente por ser a véspera de Natal.

Sem Frederico em Luz a cidade não recebe decoração natalina. Foto: Laura Coutinho.

“A falta do Frederico em Luz gerou uma grande perda para o comércio, pois atraía pessoas de outras cidades e motivava os moradores de Frederico a realizar suas compras. Acredito que a não realização do evento retardou o despertar do espírito de natal nos consumidores”, ressaltou Magda Brizola Martins, empresária da loja Center Toy.

No dia 20 de dezembro o “Frederico em Luz” estaria completando um mês, pois a abertura oficial de cada ano sempre ocorria no dia 20 de novembro. Após três edições bem sucedidas, com programações grandiosas e shows de nível nacional, a Prefeitura Municipal decidiu não realizar a edição de 2012.

Mesmo sem o evento os lojistas investem na ornamentação das vitrines. Foto: Laura Coutinho.

 

“Um dos motivos que levaram a não realização da quarta edição foi a diminuição dos recursos, um corte nas verbas públicas destinadas ao evento, ou seja, como existe uma lei de responsabilidade fiscal o atual prefeito tem até o dia 31 de dezembro para fechar todas as contas. Ele não quis correr o risco de ficar com dívidas desse ano pendentes no ano que vem, principalmente porque vai ocorrer a troca de prefeito, e seria ele o responsável por esse déficit, ou seja, ele teria que pagar com o próprio dinheiro a dívida da atual gestão”, explicou Jordano M. Azevedo, Ex-secretário da Indústria, Comércio e Turismo.

Com horários estendidos, durante a semana com atendimento até as 22h30min e no sábado até as 17h, os lojistas buscam atingir a meta de vendas definidas para esse período natalino.

“Quanto mais perto da data maior é a procura por presentes, temos uma expectativa de 8 a 10% de crescimento das vendas nesse final de semana. E acredito que vamos conseguir alcançar a meta”, comentou Adriana Moura, funcionária da loja Mania do Pé.

Entretanto, nas outras cidades do noroeste do Estado gaúcho estão ocorrendo inúmeras festividades em comemoração ao Natal 2012. As programações natalinas em cada cidade são diversificadas. Em alguns municípios há entrega de presentes pelo Papai Noel às crianças, passeio de “dim-dim”, apresentações natalinas das escolas, entre outras atrações.

Laura Coutinho e Tonie Maria Gregory dos Santos / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora