Na próxima sexta-feira, 28 de dezembro, estará sendo realizada a última campanha de doação de sangue do ano, no município de Três de Maio. A campanha é promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo.
Há pouco tempo realizou-se na cidade outra campanha de doação de sangue, o “Gre-Nal pela Vida”. A comunidade três-maiense participou assiduamente nessa competição pelo bem, e o número de voluntários superou largamente a capacidade de coleta.
Para amanhã traçou-se a meta de 80 doadores. Para que a coleta seja feita, uma equipe do Hemocentro de Santa Rosa virá a Três de Maio.
Quem deseja ser um doador deve se encaixar nas seguintes características:
-Ter entre 16 e 65 anos;
-Pesar mais de 50 kg;
-Não ter doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids ou Hepatite;
-Não ser usuário de drogas;
-Mulheres não podem estar grávidas ou amamentando.
No dia da doação o voluntário não pode estar em jejum, deve ter feito um repouso de no mínimo 6 horas, e estar a mais de 12 horas sem ingerir bebidas alcoólicas. Também é importante que a pessoa evite fumar, pelo menos nas 2 horas em que antecedem a doação, e não ingerir alimentos gordurosos, pelo menos 3 horas antes.
Caso o voluntário exerça alguma atividade de risco, como mergulho ou pilotagem de avião, é indicado que a interrompa por no mínimo 12 horas.
Todos os doadores têm o direito de receber o resultado de uma série de exames de sangue, gratuitamente. Além disso, na campanha de amanhã, todos receberão um lanche.
A campanha em questão tem por objetivo ajudar na manutenção do estoque do banco de sangue da região, já que nessa época do ano o número de acidentes geralmente aumenta muito, crescendo a demanda de transfusões.
Katiele Zingler/ Da Hora
cheguei hoje dia 17012013 para fazer uma doação de sangue que faço regularmente fui atendido fiz a ficha de avaliação e me pediram para aguardar um momento que já seria atendido, eram 16 h e 45 min esperei até as 18 hs e 20 min onde todos os atendente foram embora e eu fiquei ali esperando sem nenhuma satisfação dos atendente e sem poder fazer minha doação, pra que tantas campanhas se na hora que as pessoas vão fazer suas doações são tratadas com descasos, acho que não estão precisando de sangue….ou falta administração neste banco, sinceramente eu não irei mais ali, acho quer pelo menos uma explicação eu mereci se já estava na hora de fechar que pelo menos alguém tivesse vindo me avisar que naquele dia não seria mais atendido francamente fiquei indignado…..