Realizado o Primeiro Encontro de Pesquisa Convergência de Jornalismo

Professor Luciano Klöckner mostra projeto do rádio 3. Foto: Mauricio Martins.

Estudantes de Jornalismo e Relações Públicas, da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, participaram nesta terça-feira, 8, da palestra com o professor da FAMECOS – Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Luciano Klöckner. O evento aconteceu na parte da manhã com o tema “Rádio 3.0 na Internet: sons, imagens e textos como recursos para a inclusão digital”. A palestra fez parte do primeiro  Encontro de Pesquisa Convergência e Jornalismo da Universidade.

Docente da disciplina de Radiojornalismo  da  FAMECOS, Luciano  é Doutor em Comunicação Social pela mesma faculdade, onde leciona desde de 1988. Além de professor, atuou nas revistas  A Granja e Manchete, jornais Zero Hora e Correio do Povo, rádios Gaúcha, Guaíba e Difusora (atual Bandeirantes) e Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai (COTRIMAIO), exercendo ainda a função de correspondente das rádios Globo e CBN. Possui diversos trabalhos publicados em congressos internacionais e participou de diversos eventos técnicos e científicos no país. Atualmente, é um dos professores responsáveis pela coordenação da RadioFam.

A convite dos organizadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e dos pesquisadores do ConJor, orientada pela professora Debora Cristina Lopez, Luciano Klöckner apresentou-se ao público, falando sobre a importância da tecnologias na inclusão digital. “A tecnologias está muito presente na nossa vida das pessoas”, sintetizou o professor. No decorrer de sua apresentação, Luciano ainda descreveu as inúmeras formas que a comunicação pode ajudar na inclusão de pessoas deficientes, e para isso apresentou o projeto Rádio 3.0 de inclusão digital, projeto que engloba o desenvolvimento de conteúdos radiofônicos na internet (sons, imagens e textos) para o pessoas deficientes, com ênfase em deficiências auditiva e visual. O objetivo do projeto é  realizar a inclusão dos mesmos no meio de comunicação.

Ao final da palestra, o professor abriu para perguntas ao público para tirar dúvidas e saber suas curiosidades e comentar como anda o projeto dos áudio-livros. À tarde também ocorreu mesa redonda sobre Estudos de Convergência.  Os temas debatidos foram: Jornalismo de revista digital: aproximações e tipologias,  ministrada pelo professor Marcelo Freire; As redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias de interação adotadas pelas rádios Gaúcha e CBN, Mirian Redin de Quadros; O radiojornalismo local em pequenas emissoras, Bárbara Avrella; Estratégias do jornalismo radiofônico multimídia no Rio Grande do Sul: novos gêneros, habilidades e formatos do rádio all news em ambiente de convergência, Ébida Santos; e O uso de áudio nos sites de rádios: um estudo da Guaíba, Ricardo Júnior Carlesso.

Mauricio Martins / Da Hora