Foi realizada ontem, 18, a primeira missa do ano no Santuário Tabor Porta de Céu de Schoenstatt , na Vila Faguense, em Frederico Westphalen. A missa, que teve inicio às 20 horas, contou com notável participação da comunidade em geral.
O Santuário frederiquense faz parte de uma rede de santuários mundialmente famosa conhecida como Schoenstatt. Foi oferecido como presente ao Papa João Paulo II quando ele completava 25 anos de seu pontificado e recebeu dele a benção apostólica.
O primeiro santuário foi fundado na Alemanha em 1914, através de uma Aliança de Amor feita entre o Padre Kentenich e Maria Mãe de Deus. Depois da Segunda Guerra Mundial, o santuário se tornou conhecido na Europa e mais tarde, com a criação do grupo das Irmãs de Schoenstatt , chegou ao Brasil.
No dia 18 de outubro de 1998, foi realizada a benção do terreno para a construção do santuário e, seis meses depois, a benção da Ermida da Mãe Três Vezes Admirável. Ela é sustentada por três ogivas que representam a Trindade, Maria se encontra no centro, como mediadora, “o caminho mais curto e seguro que nos leva a Deus”.
As missas no santuário, não só em Frederico Westphalen, mas também pelo mundo afora, são realizadas sempre no dia 18 de cada mês, devido a sua fundação e a Aliança de Amor com Maria Mãe de Deus feita pelo padre Kentenich em 1914.
Devida a sua natureza, exuberante vegetação e vista privilegiada da cidade, além de servir como um lugar de agradecimentos e orações, o santuário serve como um local de descanso e não é raro ver fiéis se dirigindo para lá caminhando.
Carina de Oliveira / Da Hora