Aeroclube de Frederico Westphalen, uma opção de lazer para a população

Aeroclube Leonel de Moura Brizola. Foto: Juliana Oliveira.

O Aeroclube Leonel de Moura Brizola, fundado em 28 de dezembro de 1951 em Frederico Westphalen, então ainda era um distrito de Palmeira das Missões, apoiou muitos pássaros que queriam voar, mas que ainda não tinham o seu espaço na cidade. Teve como primeiro presidente Giácomo Librelotto, que fundou no aeroclube a primeira escola para pilotos da região de nível profissionalizante, abrindo assim as portas do horizonte e trazendo novos conhecimentos para os apaixonados pela aviação experimental.

Funcionando como uma sociedade onde cada sócio paga sua mensalidade e possui seu próprio hangar, tem como seu atual presidente o ex-piloto Cláudio Borges Fortes e possui cerca de 20 sócios, 6 hangares e 9 aviões ultraleves. Antigamente o aeroclube oferecia cursos para pilotos de aviões ultraleves e formou mais de 200 profissionais na área. Os cursos foram suspensos por falta de alunos, mas no segundo semestre de 2013 esses antigos cursos serão retomados.

A prática de voos experimentais com os ultraleves é realizada no aeroclube de Frederico Westphalen como uma forma de lazer pelos seus sócios, segundo Jayme Locatelli: “É um amor passado de geração para geração, os voos experimentais realizados em pequenos aviões permitem ter mais contato, sentir melhor o voo”.

Ultraleves disponíveis para voo. Foto: Marcelo Silva.

Os sócios e o público frederiquense que utilizam o aeroclube como forma de lazer ainda esperam por melhoras na sua estrutura, como uma pista asfaltada e formas mais diversificadas de lazer, incluindo campeonatos e afins. Eduardo Locatelli observa que “uma pista de asfalto seria uma grande evolução para o aeroclube, porém não se tornaria vantajosa porque teria que se feita num espaço maior, de no mínimo 1200 metros, e a pista atual tem apenas 800 metros e não tem possibilidade de ampliação por ser dentro da cidade”.

Os ultraleves e seus pilotos estão à disposição do público para voos panorâmicos, mostrando o encanto dos céus para quem tem a curiosidade de conhecer e emocionar-se.

Caroline Cassel e Marcelo Silva / Da Hora