População frederiquense se une em prol das vítimas de incêndio na boate Kiss em Santa Maria

Quem passou pela praça central de Frederico Westphalen nesta segunda feira, 28, pode ver uma tenda com a seguinte placa: SOS Santa Maria.

Tenta voluntária no centro de Frederico Westphalen. Foto: Carina de Oliveira.

A tenda estava lá em prol de uma campanha que se iniciou ontem mesmo pelo Facebook, onde voluntários buscam conseguir doações em prol das 121 vítimas, que ainda seguem internadas, do incêndio que ocorreu na madrugada deste domingo na Boate Kiss em Santa Maria.

Amanda Luz, uma jovem frederiquense, disse que ficou sabendo da campanha ontem à noite pelo Facebook, Interessada em ajudar, ligou para o prefeito do município, Roberto Felin Junior, que autorizou o uso de uma tenda para arrecadação de doações e também a confecção de uma faixa para divulgação.

Os voluntários fizeram campanha durante todo o dia de hoje, recebendo doações como água e alguns tipos de medicamentos.

“Cada um ajuda com o que consegue”, frisa Amanda.

O incêndio ocasionou a morte de cerca de mais de 230 pessoas, e 121 feridos ainda estão internados, dos quais, segundo anunciado hoje pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha, 40 em estado grave.

AOS ALUNOS DA UFSM:

Segundo nota da reitoria, as atividades acadêmicas estarão suspensas por 5 dias.

(http://www.cesnors.ufsm.br/noticias/tragedia-em-sm-ufsm-estende-suspensao-das-atividades-academicas-ate-o-dia-1o-de-fevereiro)

“Frente a dimensão da  tragédia ocorrida, a qual calou profundamente na Comunidade Universitária, a Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria estenderá a suspensão das atividades acadêmicas da Instituição anteriormente anunciada, de modo a propiciar um período de reflexão e atividades voltadas ao amparo e solidariedade às famílias tão duramente atingidas.

Para tal propósito, a suspensão de tais atividades dar-se-á no período de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013.

A Reitoria da UFSM reitera a disposição de alocação de todos os meios disponíveis que mitiguem a dor que envolve amigos, colegas e familiares das vítimas.

Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social”

Carina de Oliveira / Da Hora