Fé pode se tornar atração turística em Frederico Westphalen

A cidade de Frederico Westphalen apresenta uma característica bem peculiar diante dos demais municípios. Dentre os seus 28.843 habitantes, estima-se que cerca de 24 mil pertençam à igreja católica.

A cidade é conhecida por sua catedral, que se destaca diante das demais construções que vem se desenvolvendo. Existe uma lei na cidade que garante que nenhum edifício construído poderia ser maior que a Catedral Diocesana Santo Antônio. O objetivo dessa iniciativa é mostrar que nada é maior que a fé dos moradores do município.

Desenvolveu-se no município uma agência de turismo conhecida com FUNDECTUR (Fundação para o Desenvolvimento do Turismo), que visa trazer pessoas para explorar as potencialidades turísticas do município, tendo em vista que os que passam por aqui acabam ficando em Frederico Westphalen apenas para pernoitar, já que são oferecidos bons hotéis, restaurantes e boas opções de pubs, mas acabam explorando turisticamente apenas as cidades dos arredores, como Derrubadas, por abrigar o Salto do Yucumã (maior queda d’água longitudinal do mundo), e Ametista do Sul, para conhecer as minas de pedras preciosas e a Igreja construída com ametistas.

O turismo é algo que vem se desenvolvendo no município, principalmente o turismo religioso. Por ser um município de cultura católica, existem alguns pontos que dão ênfase à religiosidade.

Catedral Santo Antônio

Essa história de fé vem desde o inicio da colonização do município, onde os moradores, devido a dificuldades encontradas na região, uniram-se e procuraram forças no poder divino pregado pela Igreja Católica.

Vista de frente da Catedral Santo Antônio, considerada 7° Maravilha Arquitetônica Religiosa do Brasil. Foto: Carina de Oliveira.

Em 1919 os moradores do município, que na época era conhecido como vila Barril e ainda pertencia a Palmeira das Missões, se uniram e colocaram em cima do tronco de uma árvore uma estatua da imagem de Santo Antônio, juntamente com uma vela. Ali reuniam-se todos os domingos, para a realização de sermões em latim e de rezas. Com o passar do tempo e a chegada de mais famílias à região, foi construída uma capela, e apenas no ano de 1950, com ajuda dos moradores da comunidade, foi iniciada a construção da Igreja Santo Antônio. Foram mais de nove anos de trabalho até ela ficar pronta.

Nos 53 metros de comprimento estão enfileiradas 34 colunas. Destas colunas partem os arcos que vão se encontrar no teto como duas mãos em prece. A porta tríplice de entrada ostenta no alto o coro, ornamentando pelo vitral de Santa Cecília, padroeira dos cantores. O tronco central da cruz constitui a nave onde permanece o povo, a cabeça da cruz aloja o presbitério, local onde se desenrola o culto, ocupado pelos presbíteros e acólitos; e os braços laterais da cruz, um prolongamento da nave. Todas as janelas, autênticas aberturas góticas, são constituídas de vitrais com motivos litúrgicos. A Via Sacra segue sua trajetória, nas 14 estações, pelas laterais da Igreja. No alto estão os sete sacramentos, através da eloqüente simbologia, colocadas à disposição do homem, com sinais sensíveis, eficáveis e gratuitos da graça. Os biógrafos de Cristo, Mateus, Marcos, Lucas e João, acompanhados com seus símbolos característicos lembram que o Mistério de Deus feito homem para salvar o homem, foi por eles testemunhado e registrado. – Descrição encontrada no site da Diocese (http://www.diocesefw.com.br)

Hoje a Catedral, que é considerada a 7° maravilha arquitetônica religiosa do Brasil, recebe em média 4 mil visitantes  por semana. São realizadas missas na catedral no sábado à tarde e no domingo pela manhã e à tarde.

Monumento A Cristo Rei

O Monumento A Cristo Rei localiza-se no alto de uma colina a 7 quilômetros da cidade e é felizardo por uma vista incrível da região e do rio Uruguai.

A ideia da sua construção surgiu quando o Papa João Paulo II começou  a preparação do 2° Milênio Cristão. Os padres da igreja tiveram a ideia de construir um monumento a “Jesus Cristo, o Salvador do mundo”.

Monumento Cristo Rei construído o alto de uma colina desfruta de natureza privilegiada. Foto: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Depois da concretização da ideia, o senhor Lindo Angelo Cerruti doou o terreno à igreja por 400 anos. Mais uma vez com a união de representantes da Igreja e da comunidade local, foi possível a construção de  mais um símbolo de religiosidade e fé, assim foi erguido o Monumento A Cristo Rei.

A capela redonda construída de pedras de basalto traz sobre a sua cúpula a imagem de Cristo Rei, revestida de bronze. Do lado de dentro, a capela foi pintada de maneira simples e singela, porém muito aconchegante, trazendo a sensação de paz para quem chega ao local.

Quem resolve visitar o Monumento A Cristo Rei, é muito bem recebido por Dona Maria Lazzareti, que mora no local há dois anos. Ela é a responsável pela manutenção do monumento e por receber os visitantes e apresentar-lhes o local. Os que quiserem levar alguma lembrança de sua passagem por lá podem adquirir alguns objetos com símbolos religiosos lá mesmo, em uma lojinha administrada por dona Maria.

É realizada uma missa a cada dia 16 do mês. Nesse dia, sai um ônibus de frente à catedral às 15h30 e vai em direção ao Monumento e retorna somente depois do termino da missa, que inicia às 16h .

Santuário de Schoenstatt

Município de Frederico Westphalen visto do Santuário de Schoenstatt. Foto: Carina de Oliveira.

O Santuário frederiquense Tabor Porta do Céu, faz parte de uma rede de santuários mundialmente famosa conhecida como Schoenstatt. Foi oferecido como presente ao Papa João Paulo II quando ele completava 25 anos de seu pontificado e recebeu dele a benção apostólica.

O primeiro santuário foi fundado na Alemanha em 1914, através de uma Aliança de Amor feita entre o Padre Kentenich e Maria Mãe de Deus. Depois da Segunda Guerra Mundial, o santuário se tornou conhecido na Europa, e mais tarde, com criação do grupo das Irmãs de Schoenstatt, chegou ao Brasil.

Por volta de 1973, um casal vindo de Santa Maria trouxe um quadro da Mãe de Deus e divulgaram a imagem na região de Frederico Wesphalen. Essa imagem ficava em sua casa, onde recebia visitantes que vinham fazer orações e promessas à santa.

No dia 18 de outubro de 1998, foi realizada a benção do terreno para a construção do santuário e, seis meses depois, a benção da Ermida da Mãe Três Vezes Admirável. A capela é sustentada por três ogivas que representam a Trindade. Maria se encontra no centro, como mediadora, “o caminho mais curto e seguro que nos leva a Deus”.

Altar da capela no Santuário carrega foto da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Foto: Carina de Oliveira

As missas no santuário, não só em Frederico Westphalen, mas também pelo mundo afora, são realizadas sempre no dia 18 de cada mês, devido à sua fundação e à Aliança de Amor com Maria Mãe de Deus feita pelo padre Kentenich em 1914.

Segundo Irmã Vera, o santuário recebe seguidamente visitantes de Santa Catarina e de Santa Maria, além de visitantes da própria região. Devida a sua natureza, exuberante vegetação e vista privilegiada da cidade, além de servir como um lugar de agradecimentos e orações, o santuário serve como um local de descanso, e não é raro ver fiéis se dirigindo para lá caminhando.

 

Carina de Oliveira / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora