Cresce procura por moradia em Frederico Westphalen

Nos últimos tempos temos percebido uma crescente procura de apartamentos em Frederico Westphalen. Todo começo de ano é assim, todos enlouquecidos à procura de um lugar para morar.

Um dos principais quesitos considerados na hora de alugar um imóvel é o valor do aluguel, e também uma das principais reclamações nessa hora é sobre ele.

Segundo Loni Terezinha Pires, funcionária da Marcos Lima Imóveis, a procura nessa época do ano cresce em média 30% em relação às demais. “Essa procura não cresce só por causa da leva de estudantes que entra e busca um lugar para morar, geralmente são pessoas em busca de transferência  de apartamento, pois, os contratos vencem, o aluguel aumenta, ou querem um lugar maior para morar entre mais pessoas e dividir o valor”, frisa Loni.

O valor dos imóveis varia de acordo com o tamanho, localização, situação física, entre outros, e só pode ser alterado com o fim de um ano de contrato, quando ocorre o reajuste do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), imposto que registra a inflação sobre bens, serviços produtos e matérias primas e é medido pela Fundação Getúlio Vargas. Então, tudo depende muito também da oferta e da procura de imóveis.

Os futuros moradores do município relatam ser mais fácil encontrar moradia com seus veteranos e conhecidos do que procurar diretamente nas imobiliárias. Eduarda Pautes Damian, futura acadêmica de jornalismo, relata que “foi bem difícil encontrar apartamento, porque as imobiliárias tinham um limite no número de moradores para dividir, aí eu já havia combinado de dividir com mais 3 meninas, e por conta disso tivemos que nos separar”.

Outra coisa muito questionada pelos futuros acadêmicos é qual o procedimento necessário para conseguir vagas na casa do estudante. Muitos têm duvida da existência ou não da necessidade de esperar a abertura de um edital e também qual a documentação necessária. Outros se questionam sobre as pensões que se localizam perto do CESNORS, perguntando, por exemplo, se há transporte para a cidade e sobre a segurança do local.

Eduarda fala também na importância do dos grupos criados no Facebook, onde receberam apoio dos seus veteranos na procura de uma nova residência. Além disso, existem também grupos criados especialmente para quem está à procura de apartamentos para alugar ou pessoas com quem possam dividi-los.

Para quem ainda está à procura de um lugar para morar, fica aqui a dica de um grupo criado no Facebook onde você pode encontrar pessoas interessadas em dividir um apartamento, ou até mesmo dicas e sugestões sobre o assunto: https://www.facebook.com/groups/506418099381783/ .

Carina de Oliveira e Karine Ruviaro / Da Hora