A produção de madeira para recursos energéticos

Medição do diâmetro do tronco das árvores. Foto: Divulgação

Acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, estão desenvolvendo um projeto de pesquisa baseado no estudo que visa à produção madeireira para recursos dendroenergéticos, sendo produções de madeira para recursos energéticos que são produtos diretos e indiretos da madeira, tais como: madeira, resíduos de exploração e resíduos industriais. Os testes estão sendo feitos com diferentes espécies florestais: Acácia Negra, Bragatinga, Eucalipto e Timbó.

Espécies utilizadas para o experimento. Foto: Divulgação

O propósito desse estudo é determinar quais espécies são mais viáveis para plantio em espaçamentos arbóreos (distância entre as plantas, linha entre linha), medir a energia calorífera produzida em um hectare, que pode ser usada na queima de caldeira, produção de energia elétrica, extração da celulose.

O projeto de pesquisa começou no dia 7 de setembro de 2008 com o início das plantações, mas ainda não está finalizado e os resultados obtidos até o momento foram os seguintes: influência da geada no crescimento inicial das mudas que danificam nos primeiros anos causando bifurcações nos galhos, poder calorífico da madeira das diferentes espécies que estão sendo estudadas, seu espaçamento e seu crescimento fisiológico.

O objeto de estudo está localizado dentro do campus que fica cerca 500 metros de distância do prédio central, sendo uma minifloresta.

A pesquisa conta com o orientador Professor Bráulio Otomar Caron, e com os estudantes de Mestrado Elder Elói e Alexandre Behling, e os demais integrantes são acadêmicos do 6º semestre do curso de Agronomia, sendo eles: Gean Charles Monteiro, Elvis Felipe Elli, Maurício Pedrassani, Marvius Alberto Pavan, Felipe Schwerz e Douglas Machado Oliveira. Há também dois professores colaboradores, Velci Queiroz de Souza e Denise Schimidt.

Daniel Freitas, Dayana Giacomini, Jessica Hock e Vanessa Harlos