Alunos da Engenharia Ambiental da UFSM/FW participaram de análises de água na Usina Hidrelétrica Passo São João

Marcos, acadêmico do curso de Engenharia Ambiental durante análise da água

O projeto “Estratégia metodológica de monitoramento quali-quantitativo com vista à aplicação na definição de hidrogramas de vazão ecológica” que teve início no ano de 2010 sob a coordenação do Professor Doutor Arci Dirceu Wastowski é realizado pelos cursos de engenharia sanitária da Universidade Federal de Santa Maria e engenharia ambiental do campus de Frederico Westphalen.  

Tendo como objetivo avaliar quais são as condições da água depois da construção de uma barragem, analisando o PH, temperatura, volume de chuva, nitrato, nitrito e amônia de acordo com o CONAMA, Conselho Nacional de Meio Ambiente. Para isso, foram retiradas quatro amostras de água por dia, durante três meses na barragem da Usina Hidrelétrica Passo São João, localizada em Roque Gonzales –RS. Segundo o professor Arci, ela foi escolhida por ser uma construção recente e apresentar uma vazão reduzida.

Essa pesquisa tem a duração de três anos, contando com quatro estudantes de graduação e um mestrando de engenharia ambiental. Esses participaram desde o início de 2012 até o mês de junho, realizando as análises nos laboratórios do campus de Frederico Westphalen. O projeto ainda conta com uma bolsa subsidiada pela FAPERGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

 

O Professor Arci faz uma breve explicação de como foi feita a pesquisa, ouça clicando aqui  Anelize, Bianca, Jessyca e Viviane

About Agência Da Hora