Muitos projetos de pesquisa e extensão são realizados pelos alunos e professores do CESNORS, campus da UFSM em Frederico Westphalen. O estudo de tijolos de solo-cimento feitos com resíduos, com vista à aplicação para pisos de revestimento, é um dos projetos realizados por dois estudantes de Engenharia Ambiental, Marcos Benso e Daniele Kunde, sob a coordenação do professor Arci Dirceu Wastowski.
O objetivo do trabalho é aplicar testes em tijolos da técnica solo-cimento quanto a sua aplicação como piso de revestimento. São aplicados testes químicos, com produtos que estarão em contato com esses tijolos, como produtos de limpeza, cervejas, refrigerantes, urina, fezes de animais, e também testes físicos, ou seja, no laboratório são feitas simulações com a diferença de temperatura do meio ambiente, colocando o tijolo no freezer por 20 horas com -20º graus e depois os retiram, para simular o inverno e verão, também são feitas simulações com relação à humidade e secagem, colocando o tijolo na estufa por 20 horas e depois o colocando na água. Assim saberão se os tijolos aguentam em exposição ao meio ambiente.
Esses tijolos são fabricados em Ametista do Sul e são feitos alguns com resíduos de mineração, como basalto e pó de quartzito, e outros de cinzas. Os ensaios feitos no laboratório são baseados em normativas brasileiras (NBRs) e normativas estrangeiras e mais alguns que foram encontrados na literatura. Os tijolos são vendidos em todo o país, pois são muito baratos em função da metodologia de fabricação (prensas manuais) e dos seus materiais, os resíduos.
Segundo Marcos Benso, o projeto promove, além da integração entre colegas e crescimento na área científica, impactos positivos na comunidade como, por exemplo: um produto com testes mais apropriados e detalhados e desta forma as pessoas podem ter mais garantia do seu produto. Outro aspecto bem positivo da fabricação destes tijolos é a utilização de resíduos que tem potencial poluidor em um produto que é competitivo no mercado nacional, fazendo-se assim a tão procurada economia sustentável.
O projeto está em fase de conclusão e já estão redigindo o artigo para ser publicado, mas ainda estão obtendo resultados e segundo Benso o projeto será concluído no mais tardar no início de fevereiro. Muitos projetos de pesquisa são realizados pelos acadêmicos do Cesnors, pesquisas em várias áreas que ajudam no desenvolvimento da cidade e região e contribuem para o meio ambiente.
Paula Motta, Samantha Schreiber, Sheila Wiroski e Suéli Fao.
Deixe um comentário